segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Comunicações militares por satélite na França


No último dia 7, o Ministério da Defesa francês, por meio da Direction Générale de l'Armement - DGA anunciou a contratação de estudos junto à EADS Astrium e a Thales Alenia Space para a elaboração de estudos separados sobre o futuro das comunicações militares francesas via satélite.

Os estudos ajudarão na formação do programa Comsat NG, que deve ser iniciado no próximo ano, e que pretende substituir até o final desta década o sistema Syracuse 3. Há grande expectativa de cooperação entre países da União Europeia, particularmente a Grã-Bretanha (usuária do sistema Skynet, fornecido pela Paradigm, subsidiária da Astrium) e a Itália (sistema Sicral, da Thales Alenia Space).

De acordo com informações divulgadas pela Astrium, o Comsat NG deve contar com transpônderes em banda X, banda Ka e UHF.

Apesar do cronograma do Comsat NG ser mais dilatado que o projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), do governo brasileiro, é possível que o programa francês tenha alguma influência na iniciativa brasileira. Vale lembrar que tanto a Astrium como a Thales Alenia Space, com forte suporte do governo da França, são vistas como bem posicionadas para o SGDC.
.

Nenhum comentário: