tag:blogger.com,1999:blog-614987607754088932.post4580768951312042694..comments2023-10-15T11:51:12.641-03:00Comments on Panorama Espacial: VSB-30 certificado e teste do S40MAndre Mileskihttp://www.blogger.com/profile/01305997272813342587noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-614987607754088932.post-88919284137480619692010-03-10T08:05:33.816-03:002010-03-10T08:05:33.816-03:00Prezado Duda Falcão
Meu nome é Wilson K Shimote e...Prezado Duda Falcão<br /><br />Meu nome é Wilson K Shimote e trabalho no IAE, na Divisão de Propulsão Espacial, e gostaria de comentar a respeito do que ocorreu com as informações do ensaio do motor S40.<br />Creio que foi um problema de interpretação, pois existe na definição utilizada em motores foguetes uma diferença entre o tempo total de queima que é o intervalo de tempo do instante da ignição do motor até o instante em que o fluxo de gás é zero, ou seja, pressão da câmara igual a zero, e o tempo de queima, que é o intervalo de tempo entre o instante da ignição e o início da cauda de empuxo (por volta de 39 s neste ensaio). <br />Para fins de cálculo do impulso específico é necessário calcular o impulso total, integrando-se a curva de empuxo, ponto a ponto, até o tempo total de queima, e dividi-lo pela massa de propelente. Para o cálculo do impulso total não devemos utilizar o empuxo médio, pois o funcionamento de motores foguetes seja a propelente líquido ou sólido, a queda de pressão ao final da queima não é vertical. Assim temos a chamada cauda de empuxo que depende da pressão ambiente de operação do motor e nos motores a propelente sólido, da geometria do bloco de propelente. Neste motor o impulso específico foi de aproximadamente 232 s.<br />Espero ter elucidado a dúvida. Quaisquer dúvidas estou a disposição para esclarecimentos.<br /><br />Wilson K ShimoteShimotehttps://www.blogger.com/profile/09864326691999607843noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-614987607754088932.post-24229798478372136942009-10-22T10:17:34.507-02:002009-10-22T10:17:34.507-02:00Olá Mileski!
Recebi a poucos dias um e-mail de um...Olá Mileski!<br /><br />Recebi a poucos dias um e-mail de um engenheiro aeronáutico amigo meu que trabalha na área de foguetes colocando em dúvida as informações técnicas divulgadas pelo IAE com relação ao propulsor S40M. Não divulgarei o nome dele por razões obvias e por não ter autorização do mesmo. No entanto, como sei que seu blog é muito freqüentado por diversas pessoas incluindo ai engenheiros aeronáuticos gostaria de colocar em discussão esse dúvida levantada por ele. Segue abaixo na integra o e-mail que recebi.<br /><br />“Duda, boa tarde<br /><br />Com relação as informações técnicas divulgadas pelo IAE (no link: http://www.iae.cta.br/noticias/arquivos/Operacao_Omega.pdf ) com relação ao propulsor S40M existe uma incoerência muito grande.<br /> <br />Eu calculei o Impulso específico (Isp) deste motor e o valor é absurdamente alto.<br /> <br />Veja só:<br /> <br />A massa de propelente: 4244 Kg<br />Tempo de queima: 54 s<br /> <br />O que nos dá uma vazão mássica de 4244 / 54 = 78,59 Kg/s<br /> <br />O empuxo médio em solo esperado é de 250 KN ou seja 250.000 N.<br /> <br />O Isp médio será o empuxo dividido pela vazão mássica dividido pela aceleração gravitacional (go = 9,81 m/s2)<br /> <br />Fazendo este cálculo obteremos: 250.000 / (78,59 x 9,81) = 324s<br /> <br />É um absurdo um propelente sólido a base de perclorato de amônio, polibutadieno e alumínio dar este impulso específico, o IAE passou informação equívocada !!!<br /> <br />Para termos um comparativo o Isp dos boosters sólidos do ônibus Espacial produz um Isp = 235 s (nível do mar) e Isp = 269 s (vácuo)<br /> <br />Na melhor das hipóteses o empuxo que será obtido no propulsor brasileiro é de 180 KN (ao nível do mar) e 200 KN no vácuo.<br /> <br />Se for um pico de empuxo máximo de 250 KN perfeito, mas nunca empuxo médio.<br /> <br />Será que foi um erro proposital ? Fica aqui a minha pergunta.<br /> <br />Como especialistas em propulsão poderiam ter cometido um erro tão primário na divulgação desta informação técnica.<br /> <br />Claro que passará desapercebido por grande parte das pessoas mas para o pessoal técnico do Brasil e do exterior esta divulgação errada traz mais dúvidas ao tão sofrido PEB.”<br /><br />Bom, Mileski, está aberta a discussão<br /><br />Abs<br /><br />Duda FalcãoBrazilian Spacehttps://www.blogger.com/profile/05238644575412176715noreply@blogger.com