sábado, 12 de abril de 2008

Espaço na FIDAE 2008

.
Em comemoração à estréia do Panorama Espacial, serão postadas algumas notas sobre a Feria Internacional del Aire y del Espacio - FIDAE 2008, realizada em Santiago do Chile entre os dias 31 de março a 6 de abril de 2008.

Embora bastante tradicional na América do Sul, particularmente para os setores aeronáutico e de defesa, não houve na edição de 2008 um grande destaque para temas espaciais. Ainda assim, vários expositores apresentaram em seus estandes modelos de satélites de sensoriamento remoto, obviamente interessados em promover seus produtos, tendo em vista a existência de um concorrência para a aquisição pelo governo chileno de um satélite deste gênero (ver nota seguinte).

Outro destaque foi a realização da "V Conferencia Espacial: Tecnología Espacial y Cambio Climático", promovida pela Agência Espacial Chilena, com o objetivo de analisar o impacto da tecnologia espacial sobre a previsão de determinados fenômenos meteorológicos que têm afetado a América Latina. Apesar da relevância do tema, a conferência teve entre os palestrantes apenas especialistas chilenos e um norte-americano. Poderia ter sido melhor aproveitada.
.

Nenhum comentário: