domingo, 17 de agosto de 2008

SAC-D: o novo satélite argentino

.

No final do mês passado, foi anunciada pela Comision Nacional de Actividades Espaciales (CONAE), da Argentina, a finalização da revisão final do projeto de satélite SAC-D/Aquarius, dedicado a estudos oceanográficos e atmosféricos. O projeto segue agora para a fase de construção do modelo de vôo e integração final.

O SAC-D/Aquarius, que deverá ser lançado por um foguete Delta II em 2010, a partir do centro espacial de Vandenberg, nos EUA, terá massa de 1.405 kg, três vezes superior ao último satélite argentino posto em órbita, o SAC-C. A CONAE será responsável por cinco dos oito instrumentos do SAC-D: um radiômetro, uma câmera infravermelha (desenvolvida em cooperação com o Canadá), uma câmera de alta sensibilidade para observação noturna, um instrumento de coleta de dados e um experimento tecnológico para determinação de órbita, posição e velocidades angulares em órbita.

O projeto conta com forte cooperação internacional. O principal sensor do SAC-D, o Aquarius será de responsabilidade da agência espacial norte-americana, a NASA, que também contribuirá com o lançamento e rede de estações terrenas para controle na fase inicial. Os outros dois últimos sensores serão fornecidos pela Agência Espacial Italiana (ASI) e pela Agência Espacial Francesa (CNES).

O Brasil também está envolvido com a missão do país vizinho. As reuniões de revisão do projeto, realizadas entre os dias 21 a 24 de julho, contaram com a presença de dois especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Além do mais, testes e ensaios de diferentes sistemas que equiparão o SAC-D têm sido executados no Laboratório de Integração e Testes (LIT), do INPE em São José dos Campos (SP).

Para mais informações sobre o SAC-D/Aquarius, visite o web-site da CONAE e o da missão Aquarius, mantido pela NASA.
.

Nenhum comentário: