segunda-feira, 15 de setembro de 2008

CLBI terá lançamento em outubro

.

Está prevista para ocorrer no próximo mês, outubro, a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Natal (RN), a Operação Parelhas, que consistirá no lançamento de um foguete de sondagem mono-estágio, de origem alemã.

Segundo informações dadas ao blog pelo Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), a Operação Parelhas terá como objetivo a realização de vôo de demonstração do foguete de treinamento europeu mono-estágio Orion, portando uma carga útil tecnológica básica da agência espacial alemã (DLR-MORABA). Não serão realizadas nesta Operação experimentos científicos, e a carga útil não será resgatada.

A operação também visa treinar as equipes do Centro em atividades de coordenação, preparação, integração, lançamento e monitoramento em vôo, para avaliação de futura utilização do veículo pelo Brasil. A última missão executada pelo CLBI, o lançamento de um VS-30 para pesquisas em microgravidade foi a Operação Angicos (foto acima), em parceria com a Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE), em 16 de dezembro de 2007.

O Orion tem o mesmo propulsor, norte-americano com 356 milímetros de diâmetro, utilizado como segundo estágio no foguete de sondagem VS-30/Orion, desenvolvido no Brasil e lançado na Europa e duas vezes a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O veículo a ser lançado na Operação Parelhas terá cerca de 5,7 m de comprimento (3 m de carga útil), massa de cerca de 500 kg. O apogeu da missão (ponto mais alto atingido pelo foguete durante as etapas de vôo) deverá ser de aproximadamente 100 km.
.

Nenhum comentário: