sábado, 6 de setembro de 2008

Satélite de Telecomunicações Argentino

.
Em 28 de agosto, a INVAP e o governo da Argentina assinaram contrato compreendendo as Fases II a IV do projeto denominado “Sistema Satelital Geoestacionario Argentino de Telecomunicaciones” (SSGAT). Nestas três fases serão realizadas atividades de engenharia e construção do satélite, denominado ARSAT-1, e todas as etapas necessárias para a execução da totalidade dos procedimentos necessários para que o mesmo seja colocado em órbita até o fim de 2011.

O satélite, que deverá ser operado pela empresa AR-SAT, prestará serviços comerciais de telefonia e transmissão de dados, internet e TV a usuários em todo o território argentino e também no Cone Sul. Enquanto a INVAP será a responsável pelo desenvolvimento e construção do satélite, ficará a cargo da AR-SAT a contratação de seguro e lançamento.

A AR-SAT é uma sociedade anônima estatal criada em julho de 2006 para a prestação de serviços de telecomunicações via satélite. A empresa detém os direitos exclusivos de operação da posição orbital geoestacionária 81 graus, Oeste em bandas Ku e C, e recebeu todos os ativos da antiga Nahuelsat, que operava com o satélite Nahuel I. Segundo as informações divulgadas pela empresa, pretende-se colocar em órbita três satélites de telecomunicações a partir de 2012, que ocuparão as posições 81 e 72 graus, Oeste.

Não foram divulgadas informações sobre as características técnicas do SSGAT, como a massa dos satélites, potência, quantidade e tipo de transpônderes, etc.
.

Nenhum comentário: