segunda-feira, 12 de abril de 2010

"Arianespace - 30 anos de sucesso"

.
Entrou no ar hoje (12), no website da revista Tecnologia & Defesa, uma pequena reportagem, de minha autoria, sobre os 30 anos da primeira empresa comercial de lançamentos espaciais, a Arianespace. A ideia era "publicar" esta reportagem no último dia 26, data em que de fato os 30 anos foram completados, mas o excesso de trabalho nas últimas semanas acabou causando certo atraso.

O texto faz uma abordagem geral sobre a Arianespace, desde a sua criação até o momento atual. Ainda este ano, a empresa europeia deve estrear dois novos lançadores a partir de seu centro espacial, em Kourou, na Guiana Francesa: o Soyuz ST, de origem russa; e o Vega, uma das primeiras experiências italianas na área de veículos espaciais. Falamos um pouco também sobre a relação da companhia com o Brasil, em seu aspecto comercial (a Arianespace foi responsável pelo lançamento de todos os satélites da Embratel, hoje Star One), e a parceria com o País no rastreio de missões, por meio do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), que se situa a leste de Kourou. Por fim, há ainda alguns parágrafos sobre o futuro sucessor do Ariane 5, comumemente chamado de Ariane 6.

Fica aí esta pequena homenagem à Arianespace, referência nos dias de hoje em termos de lançamentos espaciais e, especificamente para o meu caso, fonte de ótimas lembranças!

Para acessar a reportagem, clique aqui.
.

Um comentário:

Unidade de Carbono no Palido ponto Azul disse...

Parabens pela reportagem.
Bacana ver como a junção de países que no passado eram inimigos seculares, se unirem em prol da ciência. Gostaria de ver uma união espacial latino-americana, mas infelizmente a tecnologia de cada país envolvido, é tão pouca e diferente gritantemente uma da outra, que acabariam sugando todo o investimento tendo um resultado bastante duvidoso no futuro. A criação da ESA e o desenvolvimento da família de foguetes Ariane na Europa vem de um fracasso nos anos 60, chamado projeto EUROPA, na qual França, Inglaterra e Alemanha se uniram para criar um foguete orbital com seus respectivos lançadores. O Foguete Europa usava o primeiro estágio de foguetes da França, o segundo estágio da Inglaterra e o terceiro estágio da Alemanha e no final o foguete Europa não conseguia sincronicar o mostrengo criado e acabava sendo destruído antes de entrar em orbita. Anos depois criaram a ESA, com outros países, e agora com desenvolvimento do foguete Ariane apartir do Zero. Obviamente a França já era lider nas pesquisas espaciais e liderou o projeto, mas todos os outros países envolvidos ganharam com o foguete em produção. A família cresceu e o resultado está ai. O mais bem sucedido programa espacial comercial do mundo. Os americanos querem agora "privatizar" o seu programa para conseguir lucros parecidos.