segunda-feira, 19 de abril de 2010

Mais informações sobre os satélites IBSA

.
Praticamente nenhuma informação oficial mais detalhada sobre os satélites que devem ser desenvolvidos por Brasil, Índia e África do Sul foi divulgada. A imprensa especializada sul-africana, no entanto, traz algumas notícias e especulações sobre as cargas úteis dos satélites e seus períodos de lançamento. Recomendamos a leitura da reportagem "SA, Brazil and India agree to joint satellite programme at trilateral summit".

Especula-se que a África do Sul será responsável por fornecer a plataforma dos micossatélites, sendo que o primeiro, de clima espacial, seria lançado em 212, e o segundo, de observação terrestre, a partir de 2014.

De acordo com o informativo sul-africano The Engineering News, as principais cargas úteis do primeiro satélite serão fornecidas pelo lado brasileiro. Quanto ao satélite de imageamento, há menos informações. Acredita-se que um dos sensores óticos seria de origem sul-africana, mas é provável que ao menos outra câmera integre a missão. Os lançamentos ficariam a cargo do lado indiano, que conta com tecnologia considerada madura em termos de transporte espacial.
.

Nenhum comentário: