terça-feira, 27 de abril de 2010

Panorama da ACS pelo lado ucraniano

.
Em 14 de abril, dirigentes da Agência Espacial da Ucrânia (NSAU, sigla em inglês) realizaram uma conferência de imprensa em Kiev, com um balanço sobre os principais acontecimentos do país em matéria espacial, e perspectivas para 2010. Um dos temas abordados foi a parceria comercial com o Brasil para a exploração do centro espacial de Alcântara, no Maranhão, por meio da joint-venture binacional Alcântara Cyclone Space (ACS). Reproduzimos abaixo o trecho sobre a ACS divulgado no web-site da NSAU, com tradução livre do blog:

"A joint-venture ucraniano-brasileira Alcântara Cyclone Space recebeu licença ambiental prévia para iniciar os trabalhos de construção da plataforma de lançamento do foguete Cyclone 4, capaz de colocar em órbita satélites multipropósitos em órbitas terrestres. Esta tese foi destacada pelo diretor geral da NSAU, Yuriy Alekseyev na conferência de imprensa realizada em Kiev:

"Um grande passo foi dado em relação ao período recente - três dias atrás nós finalmente recebemos uma licença ambiental prévia para o início das obras da plataforma. Antes disso, toda sorte de estudos ambientais foi conduzida. Esta foi uma vitória comum para a Ucrânia e Brasil, nós superamos todas as dificuldades burocráticas e recebemos a licença para iniciar as obras".

Nesse meio tempo, Yuri Alekseyev afirmou que havia um atraso naquele momento em relação à execução do projeto Cyclone 4. "Se tratamos do equipamento, então nós estamos um pouco atrasados no desenvolvimento de cada unidade separada hoje, mas eu acho que depois de nossa reunião no Brasil, nós anunciaremos uma data aproximada para o primeiro lançamento", afirmou Yuriy Alekseyev.

Em geral, de acordo com o chefe da NSAU, a implementação bem sucedida do projeto conjunto com o Brasil permitirá à Ucrânia alcançar um novo nível em desenvolvimento espacial industrial, e fortalecer suas posições no mercado global."
.

Nenhum comentário: