domingo, 15 de agosto de 2010

Livro sobre controle de tráfego aéreo no Brasil

.
Para aqueles que se interessam em controle de tráfego aéreo - tema que guarda alguma relação, indireta, com espaço, este ano foi publicado uma importante obra com um panorama (passado, presente e futuro), sobre a evolução brasileira na área. Intitulado "Destino: soberania - O domínio brasileiro da tecnologia no tráfego aéreo", o livro é de autoria de Valéria Rossi e Aldrich Kanashiro.

A obra foi patrocinada pela Atech, grupo brasileiro fortemente envolvido com o setor, tendo sido responsável pelo desenvolvimento e integração de várias redes e sistemas de vigilância, como o SIVAM (hoje, Cindacta IV), softwares, etc. O livro, aliás, discorre em alguns poucos parágrafos sobre o interesse brasileiro em se contar com um satélite geoestacionário (a Atech foi uma das contratadas para os estudos do SGB no início da atual década), e também sobre outras atividades do grupo na área espacial (Programa Celeste, relacionado à constelação Galileo, e Alcântara Cyclone Space - ACS).

O Sistema de Controle de Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), a cargo do Comando da Aeronáutica, é operado tanto para o controle de tráfego aéreo civil como de defesa do espaço aéreo nacional. E, de certo modo, considerando-se os conceitos atuais de integração de sistemas e redes, C4ISR, guerra centrada em rede, etc., e os projetos e intenções brasileiras na área (SIVAM/SIPAM, SISFRON, entre outros), a evolução do monitoramento e controle do espaço aéreo, costas e fronteiras passa pelo segmento espacial, que cada vez mais exercerá função de destaque na transmissão e coleta de dados. Não é por acaso que o Ministério da Defesa tem exercido papel essencial em algumas discussões de projetos espaciais, como o do SGB e Projeto Sentinela, em linha com a Estratégia Nacional de Defesa.
.

Nenhum comentário: