quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Blog Panorama Espacial em Kourou

.
Hoje (29), tive a oportunidade de acompanhar a partir de Kourou, na Guiana Francesa, o 41º lançamento bem sucedido do foguete europeu Ariane 5, da Arianespace, levando a bordo dois satélites de comunicações: o espanhol Hispasat 1E, e o KOREASAT 6, da Coréia do Sul. A previsão era de que a decolagem ocorresse ontem, mas a operação acabou sendo adiada em razão de ventos de alta altitude muito fortes.

Foi o primeiro lançamento que assisti (veja o vídeo oficial aqui), e creio que não poderia ter sido melhor. Gravados na memória ficarão a contagem final ("... trois, deux, un [...] décollage"), a imagem da ignição e decolagem, o som dos propulsores, e os cumprimentos do operador e clientes após a confirmação do sucesso. Ao longo dos três últimos dias, pude comprovar a dedicação, profissionalismo e competência de todo o time da Arianespace envolvido na missão, razões pelas quais a empresa lidera indiscutivelmente o mercado.

Visitei ainda as principais instalações do centro espacial, como as salas de controle e as plataformas do Soyuz e Vega, entre outras. Ao longo dos próximos dias, publicarei algumas notas e reportagens preparadas durante a viagem, inclusive o conteúdo de uma entrevista feita com Jean-Yves Le Gall, presidente da Arianespace, que gentilmente me recebeu hoje pela manhã. Dentre os tópicos abordados, o mercado de lançamentos, relacionamentos no Brasil e América do Sul, Alcântara, competidores, China e etc.

Com o sucesso desta noite, a Arianespace colocou em órbita este ano 12 satélites geoestacionários de comunicações de um total de 19 lançados desde o início de 2010, o que representa um market-share de mais de 60%. Em seu discurso ao final da operação, Le Gall agradeceu especialmente ao time operacional da companhia: "Sua flexibilidade, reação, confiabilidade e disponibilidade - e acima de tudo - a paixão que trouxeram nos permitiram cumprir com os nossos compromissos." "Vocês trabalharam com perseverança e determinação em atender nossos objetivos, e mostraram mais uma vez porque vocês são o melhor time operacional no mundo", completou. Foi a primeira vez na história da Arianespace que o lançamento ocorre entre o Natal e o Ano Novo.

Meus agradecimentos a todo o time da Arianespace pela oportunidade, em especial aos seus representantes no Brasil.
.

Um comentário:

Mensageiro Espacial disse...

deve ter sido fantástico assistir um lançamento de um foquete!