terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cooperação Brasil - França

.
Inpe fomenta relação franco-brasileira na área espacial

14-12-2010

A Coordenação dos Centros Regionais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) concluiu no dia 10 de dezembro importante visita a Toulouse, na França, em mais um esforço para intensificar a cooperação franco-brasileira na área espacial.

O instituto busca entendimento para um intercâmbio de formação de pessoas, através de cursos de mestrado, doutorado e especialização vinculados a universidades ou à indústria francesas, para equipes que estão trabalhando no desenvolvimento do programa de coleta de dados no Inpe Nordeste.

Com a implantação do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados no Centro Regional do Nordeste, em Natal, o objetivo agora é investir na formação dos profissionais, trazendo especialistas para dar treinamento nesta área de conhecimento, que os franceses dominam.

Durante a viagem à França, a delegação brasileira visitou o IAS (Instituto da Aeronáutica e do Espaço), reuniu-se com representantes da indústria nacional e foi recebida no CLS (Centro de Controle de Satélites), ligado ao CNES – Centro Nacional de Estudos Espaciais da França.

Integraram a comitiva Fátima Mattiello, coordenadora substituta dos Centros Regionais do INPE, Manoel Jozeane Mafra de Carvalho, chefe do Inpe Nordeste, e Marcos Aurélio Ferreira dos Santos, responsável em Natal pelo Sinda (Sistema Nacional de Dados Ambientais).

Fonte: INPE

Comentário: o Sistema de Coleta de Dados (SCD) brasileiro foi baseado no sistema ARGOS, desenvolvido pela França (CNES) em parceria com os Estados Unidos (NASA e NOAA).
.

Nenhum comentário: