segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Alcântara Cyclone Space: reação ucraniana

.
Hoje (10) pela manhã, alguns dias após o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, ter afirmado que avaliará em detalhes o acordo espacial com a Ucrânia (veja aqui), o presidente ucraniano, Viktor Yanukovich telefonou para a presidente Dilma Rousseff para discutir a parceria. Veja abaixo:

Dilma discute lançamento de foguetes com presidente da Ucrânia

10 de janeiro de 2011

LARYSSA BORGES
Direto de Brasília

A presidente Dilma Rousseff recebeu, por volta das 10h desta segunda-feira, um telefonema do presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich. Em cerca de 20 minutos de conversa, os mandatários discutiram o principal projeto de interesse dos dois países, a plataforma de lançamento de foguetes Cyclone 4, desenvolvida pela empresa ucraniana Dneprotiazhmash na base de Alcântara, no Maranhão, e trocaram intenções de fazer visitas oficiais a Brasília e Kiev.

No telefonema, o governante ucraniano, que relembrou que o projeto de Alcântara é a principal parceria entre os dois países, reforçou ainda a defesa para que a base se torne comercialmente um ponto para lançamento de satélites. O Cyclone 4, que em 2010 passou por testes de lançamento de satélites, é capaz de levar 1,6 t a órbitas de 35 mil km de altitude.

Yanukovich manifestou a intenção de visitar o Brasil no próximo mês de maio e convidou Dilma a visitar Kiev. Ele tem defendido, desde que tomou posse no início do ano passado, que o governo ucraniano utilize sua política externa para conseguir "os resultados máximos e vantagens mútuas" com governos estrangeiros.

Nenhum comentário: