quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

INPE: imagens de satélite da destruição no RJ

.
INPE divulga imagens que mostram detalhes da destruição na região serrana do RJ

02/02/2011

A Defesa Civil do Rio de Janeiro está recebendo imagens de satélite da região serrana processadas pelos técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Foram concluídos, nesta semana, o processamento e a análise de um conjunto de aproximadamente 50 imagens que permitem mostrar detalhes dos deslizamentos causados pelas chuvas de janeiro.

O INPE iniciou o trabalho de analisar dados de satélites poucos dias após a tragédia na região serrana. Um lote de imagens de média resolução já foi entregue à Defesa Civil. De alta resolução, porém, são as primeiras e devem orientar o trabalho de campo da Defesa Civil.

Estas imagens, do satélite GeoEye, foram obtidas por meio do International Charter Space and Major Disasters, um consórcio de instituições e agências espaciais do mundo todo, do qual faz parte o INPE, para auxílio a países afetados por desastres naturais [leia mais aqui].

Imagens estão disponíveis para download a partir do link: http://www.dpi.inpe.br/public/MCT_Envento_rio_Jan2011/

Fonte: INPE


Comentários: além de imagens do satélite norte-americano GeoEye, o INPE também utilizou imagens radar da região serrana do Rio de Janeiro geradas pelo satélite italiano COSMO SkyMed, da Telespazio. De acordo com a Telespazio Brasil, a região atingida foi coberta pela constelação entre os dias 15, 16 e 17 de janeiro, em pronto atendimento às solicitações do INPE.
.

Nenhum comentário: