segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Tupac Katari atrai interesse regional

.
Em declarações dadas à imprensa local, o diretor da Agência Boliviana Espacial (ABE), Iván Zambrana, afirmou que empresas do Equador, Peru e Paraguai demonstraram interesse em comprar parte da capacidade do satélite de comunicações Tupac Katari, que deve ser lançado ao espaço no próximo mês de dezembro.

No final de 2012, Zambrana já havia declarado que o governo esperava vender até 20% da capacidade do satélite para países vizinhos. No mercado local, a estatal boliviana Entel firmou contrato para adquirir parte da capacidade, e há negociações com outras operadoras locais.

O diretor da ABE também destacou que a cobertura do satélite permitirá que sua capacidade seja vendida à operadores na Argentina, no sul do Peru, e partes do Paraguai, Brasil e Equador, entre outros (veja a área de cobertura clicando aqui). O Tupac Katari contará com transpônderes em banda C, Ku e Ka.

A expectativa do governo boliviano é que o Tupac Katari, que custou cerca de 295 milhões de dólares, tenha todo o seu investimento recuperado em seus dez primeiros anos de operação, e nos cinco últimos anos de sua vida útil, gere retorno econômico.

O Tupac Katari, que está sendo construído na China pela China Great Wall Industry Corporation (CGWIC), será o primeiro satélite da Bolívia, e espera-se que entre em operação comercial em maio de 2014, cinco meses após a sua colocação em órbita.
.

Nenhum comentário: