quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Comitivas da Namíbia e Canadá em visita à AEB


AEB recebe comitivas internacionais

24-10-2012

A Agência Espacial Brasileira (AEB) recebeu, na manhã de 23 de outubro, uma delegação da Namíbia chefiada pelo ministro da Defesa, Charles Namoloh. O país africano deseja ter o apoio do Brasil para iniciar suas atividades na área espacial.

O governo da Namíbia, que tem excelente relação com a Marinha brasileira, entende que o Brasil também pode ser parceiro na área espacial. Segundo o chefe da cooperação internacional da AEB, José Monserrat Filho, o Brasil pode oferecer ao país africano sua experiência na construção de plataforma de coleta de dados e de um centro para recepção, processamento e análise de dados de satélites.

“Convidei o embaixador da Namíbia no Brasil, Lineekela Mboti, para voltar à AEB a fim de começarmos a escrever um plano de trabalho”, conta Monserrat. “Vamos ajudá-los”, completa.

Canadá - Ainda em outubro, o presidente da AEB recebeu visita de cortesia do embaixador do Canadá no Brasil, Jamal Khokhar, que veio acompanhado do conselheiro Neale Nigel. O país norte-americano considera muito importante a ampliação da cooperação espacial entre os países.

As duas partes acreditam que é necessário os programas espaciais sejam complementares. Segundo Monserrat, o satélite canadense RadarSat sempre despertou interesse do Brasil. “Os dois países poderiam pensar na hipótese de construírem juntos um satélite radar”.

De acordo com o chefe de cooperação internacional, a aproximação entre os dois países na área espacial é interessante para ambos. “Eles têm interesse em artefatos que desenvolvemos e também podemos aprender com o que eles já fizeram até agora”. Um exemplo disso é o satélite canadense RadarSat. “O Brasil ainda não possui satélite radar (forma mais eficiente para observar a Terra) e com a ajuda deles, podemos construir um futuramente”, completa Monserrat.

Fonte: AEB
.

Nenhum comentário: