quarta-feira, 1 de maio de 2013

Nanossatélites sul-americanos em órbita



Na última sexta-feira (26 de abril), dois nanossatélites sul-americanos foram lançados com sucesso ao espaço por um foguete Longa Marcha 2, a partir do centro espacial de Jiuquan, na China: o CubeBug-1, da Argentina, e o NEE-01 Pegaso, o primeiro satélite da história do Equador.

O CubeBug-1 tem 2 kg de massa e foi concebido, projetado e fabricado na Argentina, num investimento próximo de 6,3 milhões de pesos. Participaram do projeto a empresa Satellogic e a estatal INVAP, numa ação de desenvolvimento estratégico espacial por meio de uma cooperação público-privada. O CubeBug-1, também conhecido como "Capitán Beto", tem finalidades educativas e científicas, e tem por objetivo demonstrar o funcionamento em órbita da plataforma.

O NEE-01 Pegaso (foto acima), por sua vez, é um nanossatélite com massa em torno de 1,2 kg, dotado de dois pequenos painésis solares. É dotado de uma câmera dual, capaz de gerar imagens normais e infravermelhas em fotos e vídeos em tempo real. Este foi o primeiro projeto de satélite do Equador, desenvolvido pela Agência Espacial Civil Equatoriana (EXA).
.

Nenhum comentário: