domingo, 13 de julho de 2008

Programa Espacial na Reunião da SBPC

.
Começou hoje (13), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a 60a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A edição deste ano de um dos mais tradicionais eventos do setor de ciência e tecnologia do País dará um grande destaque para o Programa Espacial Brasileiro.

A Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e a empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS) contarão com um espaço de 140 m² para expor seus principais projetos, como o projeto do Centro de Lançamento de Alcântara (CEA), o Programa Uniespaço, veículos de sondagem, e um protótipo de um giroscópio à fibra ótica, ambos desenvolvidos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA). O evento da SBPC também contará com a participação de entidades não-governamentais, como a Associação Aeroespacial Brasileira (AAB), que divulgará os seus propósitos e atividades.

De acordo com uma nota divulgada pela AEB, na próxima quinta-feira (17), o Programa do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS) será amplamente discutido. O Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, proferirá, às 10h30, uma palestra intitulada a "Contribuição do Programa CBERS para as Relações Brasil-China", considerado por muitos o maior programa de cooperação científica e tecnológica já realizado por países em desenvolvimento. Na parte da tarde, a partir das 14h30, César Celeste Ghizoni, diretor da Equatorial Sistemas, abordará o tema "Capacitação da Indústria: O Programa CBERS como Formador de Recursos Humanos na Iniciativa Privada". Logo em seguida, das 16h30 às 18h15, José Carlos Neves Epiphanio, do INPE, falará sobre a "Política de Dados do CBERS: Distintas Visões".
.

Nenhum comentário: