quarta-feira, 21 de outubro de 2009

FogTrein II: primeira etapa bem-sucedida

.
De acordo com a imprensa local ("Foguete é lançado com sucesso no CLBI"), a primeira etapa da Operação FogTrein II, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) foi realizada com sucesso na tarde de ontem (20), com o lançamento de um FTB (Foguete Básico de Treinamento), desenvolvido e fabricado pela Avibras, tradicional indústria aeroespacial e de defesa brasileira da região do Vale do Paraíba (SP).

“A operação começou com sucesso. O apogeu -altura - do foguete chegou a 32 km como o previsto e o equipamento caiu a 500 metros de distância do ponto determinado, que era 16 km da costa”, disse ao Tribuna do Norte o coordenador geral da operação, Tenente-Coronel-Aviador, Ricardo Rangel.

A Operação FogTrein II tem por objetivo treinar e qualificar os equipamentos e equipes do CLBI. Antes do FTB, cujo primeiro teste foi realizado no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) em agosto passado, a qualificação dos equipamentos dos sítios espaciais brasileiros era realizada com lançamentos de pequenos foguetes do modelo SBAT 70, também fabricados pela Avibras.

A FogTrein II precede a missão Maracati II, a ser realizada possivelmente a partir do CLBI entre o final deste ano e o começo de 2010, e que envolverá o lançamento de um foguete de sondagem VSB-30 para experimentos de microgravidade. A missão conta com o apoio da agência espacial alemã (DLR). O sítio de lançamento do foguete brasileiro ainda não foi definido, e se for realizado do CLBI, será a primeira vez que um VSB-30 é lançado do primeiro sítio espacial brasileiro.
.

Nenhum comentário: