sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Parque Tecnológico de São José dos Campos

.
A edição nº 3 da revista "Opinião", de São José dos Campos (SP), tem interessante reportagem sobre o Parque Tecnológico Riugi Kojima, instalado na cidade do Vale do Paraíba, e focado no desenvolvimento de capacitação tecnológica regional, principalmente nos setores aeroespacial e de energia. A iniciativa é considerada "o maior projeto aeroespacial em curso no hemisfério sul".

A reportagem, de capa, intitulada "Onde a Ciência tem vez" é assinada pelo experiente jornalista Julio Ottoboni, e foi construída com base em entrevista de Marco Antonio Raupp, atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Raupp é bastante respeitado no setor científico e tecnológico brasileiro, tendo exercido várias funções relevantes, dentre as quais a de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Para acessarem a íntegra da reportagem, cliquem aqui.

Também no número 3 da "Opinião", foi publicado um pequeno artigo de minha autoria, chamado "Parques tecnológicos, contribuições para o setor aeroespacial".
.

Um comentário:

Brazilian Space disse...

Bom dia Mileski!

Gostaria de parabenizá-lo pelo artigo que esta muito bom e bem objetivo. Já quanto ao outro artigo, quando um governo realmente acerta (coisa rara nesse país) tem de ser parabenizado pelo seu feito e não é diferente nesse caso com o governo paulista e a prefeitura de São José dos Campos. No entanto, como o artigo do jornalista Júlio Ottoboni deixa claro, a participação do físico-matemático Marco Antonio Raupp foi decisiva para a implantação do Parque Tecnológico Riugi Kojima. E não poderia ser diferente, o Marco Antônio Raupp é uma dessas pessoas (como o Ozires Silva) que eu chamo de “Gente que Faz”, e junto com o mesmo em minha opinião, são grandes nomes para assumirem a mal dirigida e cambaleante Agencia Espacial Brasileira (AEB). Pela experiência de ambos, pela fácil circulação de ambos entre o poder público e a iniciativa privada, pela objetividade que ambos demonstram ter de sobra e principalmente por lutarem a décadas pelo crescimento do setor aeroespacial brasileiro. Infelizmente, não acredito que o Ozires Silva aceitasse o cargo (mesmo sendo um grande desafio e ele gosta de desafios), por diversos motivos, mas principalmente pela sua idade avançada (já que assumir um cargo como esse com os políticos que temos não é nada fácil e certamente muito estressante) e também por ser um apaixonado pela engenharia aeronáutica. Já o Raupp, que também é conhecido por gostar de desafios e já ter experiência de ter sido diretor do INPE, seria um bom nome para assumir no lugar do atrapalhado e ineficiente Carlos Ganem, antes que o mesmo resolva criar um projeto de um novo sítio de lançamento ao lado da base Comandante Ferraz na Antartica ou no pico da Neblina.

Abs

Duda Falcão