quarta-feira, 27 de abril de 2011

Alcântara Cyclone Space em pauta no MCT

.
Ministro se reúne com ucranianos para discutir cooperação bilateral

27-04-2011

A cooperação bilateral Brasil-Ucrânia foi discutida nesta terça-feira (26) no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Pela primeira vez neste ano, o ministro Aloizio Mercadante se reuniu com os representantes da empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS) e com o presidente da Agência Estatal Espacial da Ucrânia (Nsau), Yuriy Alexeyev.

Mercadante fez questão de lembrar que o projeto de lançamento de foguetes é estratégico para o Brasil. "Apesar de vivermos em um período de reajuste fiscal os projetos prioritários não terão cortes", explicou o ministro. "Precisamos cumprir o cronograma. Não há mais espaço para erros."

Entre maio e junho, o presidente da Nsau prometeu enviar o cronograma ucraniano para o aporte de recursos no projeto. "Temos o apoio do nosso primeiro ministro [Nikolai Azarov] e do presidente [Vicktor Yanukovich]. O projeto é benéfico para os dois países e os prazos serão cumpridos", garantiu Alexeyev.

Para o Brasil, a parceria garantirá a troca de experiência e de tecnologia na construção de foguetes. A Ucrânia será beneficiada pelo uso da base de lançamento de foguetes em Alcântara (MA). O local é considerado privilegiado por estar próximo à linha do Equador, o que garante boas condições climáticas e um menor custo para impulsionar o foguete até a órbita.

A expectativa é a de que o primeiro voo do foguete brasileiro-ucraniano Cyclone-4 ocorra até dezembro de 2012. Desde 2003, os países já investiram juntos cerca de US$ 170 milhões. Segundo Mercadante, a cooperação pode ser ampliada. "A Ucrânia tem conhecimentos também na construção de satélites. A médio prazo precisaremos de um satélite geoestacionário para ajudar na previsão do tempo e integrar o Sistema Nacional de Prevenção e Alerta de Desastres", disse.

Participaram também do encontro, o secretário-executivo do MCT, Luiz Elias, o diretor da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Raupp, e os presidentes da ACS Reinaldo Melo e Oleksander Serdyuk.

Fonte: MCT
.

Um comentário:

digotorpedo disse...

Só espero que esse acordo raga realmene bons fruos para os dois lados e que o Brasil realmente saia fortalecido.