domingo, 1 de abril de 2012

Cooperação Brasil - Índia

.
Por ocasião da visita oficial de comitiva brasileira à Índia, na semana passada, chefiada pela presidente da República, Dilma Rousseff, o Itamaraty divulgou o "Comunicado Conjunto Brasil-Índia sobre a Visita de Estado da Presidenta da República Federativa do Brasil à Índia - Nova Delhi, 30 de março de 2012". Um dos tópicos destacados no comunicado trata da cooperação espacial entre os dois países:

"Espaço

17. Os Líderes manifestaram o desejo de fortalecer a cooperação em pesquisa espacial em áreas tais como sensoriamento remoto, compartilhamento de dados e previsão do tempo. Nesse sentido, expressaram seu interesse no intercâmbio regular de especialistas. O Brasil reiterou o desejo de receber imagens do satélite indiano Resourcesat-2, dada a exitosa cooperação no recebimento de dados do Resourcesat-1 na Estação Terrestre de Cuiabá. Com relação ao Projeto do Satélite IBAS, os dois líderes manifestaram seu grande interesse em trabalhar juntos para o êxito da Reunião Técnica progrmada para realizar-se em Bangalore ainda em 2012."

Embora não tenha sido mencionado no comunicado conjunto, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, discutiu com autoridades indianas sobre o projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB) (veja a postagem "Cooperação Brasil - Índia: SGB?").
.

Nenhum comentário: