segunda-feira, 2 de julho de 2012

SHEFEX II: missão é declarada bem-sucedida



Após o voo do SHEFEX II, em 22 de junho, que contou com contribuição brasileira, os pesquisadores do centro aeroespacial alemão (DLR) realizaram uma análise inicial dos resultados da missão, tendo declarado o sucesso da missão. "O voo do SHEFEX II seguiu a trajetória previamente calculada e nós recebemos dados extensivos e de grande valor em tempo real de todos os experimentos", afirmou Hendrik Weihs, gerente de projeto da DLR.

Esperava-se que a plataforma da SHEFEX II caísse no mar, para ser posteriormente resgatada por um barco. No entanto, não foram capturados dados nos últimos segundos de voo, o que aliado a complicadas condições climáticas, impossibilitou o resgate da carga útil. "Nós estamos agora tentando determinar onde, exatamente, a plataforma afundou, e se ela pode ser salva", declarou Weihs.

Os dados colhidos via telemetria indicam que a missão funcionou bem, tendo os pesquisadores sido capazes de controlar a plataforma, diferentemente do que ocorreu com o SHEFEX I, em outubro de 2005. A plataforma foi impulsionada por um foguete VS-40M, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA), de São José dos Campos (SP), como parte da cooperação entre os dois países na área espacial, iniciada há mais de quarenta anos.

A experiência adquirida com o SHEFEX II será incorporada ao projeto seguinte, o SHEFEX III - uma plataforma cuja reentrada atmosférica é prevista para durar 15 minutos. Este voo deve ocorrer em 2015 ou 2016.

A DLR disponibilizou em seu website seis fotos do voo do SHEFEX II, uma delas, a imagem acima, que ilustra esta nota. Para vê-las, clique aqui.
.

Nenhum comentário: