Esperava-se que a plataforma da SHEFEX II caísse no mar, para ser posteriormente resgatada por um barco. No entanto, não foram capturados dados nos últimos segundos de voo, o que aliado a complicadas condições climáticas, impossibilitou o resgate da carga útil. "Nós estamos agora tentando determinar onde, exatamente, a plataforma afundou, e se ela pode ser salva", declarou Weihs.
Os dados colhidos via telemetria indicam que a missão funcionou bem, tendo os pesquisadores sido capazes de controlar a plataforma, diferentemente do que ocorreu com o SHEFEX I, em outubro de 2005. A plataforma foi impulsionada por um foguete VS-40M, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA), de São José dos Campos (SP), como parte da cooperação entre os dois países na área espacial, iniciada há mais de quarenta anos.
A experiência adquirida com o SHEFEX II será incorporada ao projeto seguinte, o SHEFEX III - uma plataforma cuja reentrada atmosférica é prevista para durar 15 minutos. Este voo deve ocorrer em 2015 ou 2016.
A DLR disponibilizou em seu website seis fotos do voo do SHEFEX II, uma delas, a imagem acima, que ilustra esta nota. Para vê-las, clique aqui.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário