quinta-feira, 26 de julho de 2012

Link via satélite da rede Tetrapol


No final de maio, a Cassidian, divisão de defesa e segurança do grupo europeu EADS, em parceria com a alemã ND SatCom, realizou no Brasil uma demonstração de transmissão de voz e dados do sistema de rádio Tetrapol, operado pela Polícia Federal, por meio de um link via satélite.

A demonstração foi realizada a partir de uma região remota, em Oriximiná, a quatro horas de barco de Santarém (PA), para um centro em Brasília (DF), fazendo uso de capacidade em banda C de um satélite geoestacionário da SES. O teste foi realizado no âmbito do projeto Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON) e contou com a presença de várias autoridades, dentre as quais dirigentes do Departamento de Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança Pública. Seu objetivo foi demonstrar a possibilidade de conexão via satélite de diferentes redes de comunicações operadas por órgãos governamentais, integrando-as, por exemplo, num centro unificado de comando e controle. O blog Panorama Espacial teve a oportunidade de conhecer o equipamento que realiza a conexão - que pode também ser realizada por meio de banda Ku, cujas dimensões são bem reduzidas, equivalente a um CPU de um computador desktop.

O Tetrapol é uma rede segura de comunicações, da modalidade PMR (sigla em inglês de rádios móveis profissionais), operada pela Polícia Federal desde 2005, e que hoje abrange todas as capitais e as principais cidades brasileiras. Numa simples analogia, trata-se de uma rede privada de celulares, com estações rádio base e repetidores digitais fixos.

A ND SatCom, que desenvolveu e comercializa a solução, é uma empresa de serviços em comunicações via satélite sediada na Alemanha, e em 2010 foi adquirida pela Astrium, divisão de espaço da EADS.
.

Nenhum comentário: