quinta-feira, 6 de junho de 2013

Novo recorde do Ariane 5


Foi realizado com sucesso ontem (05) a noite, a partir de Kourou, na Guiana Francesa, mais um lançamento bem sucedido - o 55º seguido - do lançador europeu Ariane 5, operado pela Arianespace. O foguete levou ao espaço a quarta unidade do ATV (Automated Transfer Vehicle), veículo de transporte de cargas para a Estação Espacial Internacional.

A missão de ontem tem um significado especial: tratou-se da carga útil mais pesada 20.252 kg (incluindo os 19.887 kg do ATV) já orbitada por um lançador Ariane.

"Eu estou muito satisfeito com este sucesso, o 69º lançamento de um Ariane 5 e, tão importante como, o 55ª sucesso consecutivo deste lançador, que continua a alcançar recordes não apenas por sua confiabilidade, mas também por sua disponibilidade, conforme demonstrada mais uma vez com a perfeita contagem regressiva desta noite", afirmou o diretor-presidente da Arianespace, Stéphane Israël.

Albert Einstein no espaço

O quarto ATV foi batizado de Albert Einstein, seguindo a tradição de homenagear eminentes figuras europeias: os modelos anteriores homenagearam Jules Verne (setembro de 2008), Johannes Kepler (fevereiro de 2011) e Edoardo Amaldi (março de 2012). Para junho do próximo ano, está prevista a missão do quinto ATV, o Georges Lemaítre.
.

Nenhum comentário: