segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Cooperação Brasil - China: estação da rede Beidou

.
Estação no ON fornece dados de satélites a brasileiros e chineses

Brasília, 8 de setembro de 2014 – Instalada no campus do Observatório Nacional (ON), no Rio de Janeiro, a primeira Estação Brasileira para Monitoramento do Sistema Chinês de Posicionamento por Satélites Beidou concretiza o acordo técnico-científico firmado entre a unidade de pesquisa e o Observatório Astronômico de Shanghai (Shao).

Denominada Rios Igmas Tracking Station, a estação fornecerá dados aos colaboradores chineses, para melhor monitorarem seu sistema em nosso lado da Terra, e propiciará aos pesquisadores brasileiros acesso a dados coletados continuamente.

Isso permite estudos inéditos relacionados a posicionamento e transferência de tempo/frequência por satélites, o mapeamento ionosférico e troposférico, além da comparação de diferentes constelações de sistemas de navegação global por satélite (GNSS) – GPS, Glonass, Galileo, Beidou.

Em agosto, foi instalado nas dependências da Divisão Serviço a Hora (DSHO) um conjunto de equipamentos (receptores GNSS, sensor meteorológico, contador de tempo/frequência, equipamentos de comunicação, antenas etc.) doados pelo Shao no valor de aproximadamente US$ 100 mil.

A instalação coube a uma equipe chinesa composta por três especialistas, com a participação de integrantes das divisões de Tecnologia da Informação e Serviço a Hora do ON – os tecnologistas Selma Junqueira e Pedro Senna Rocha, os técnicos Ozenildo Dantas e Cláudio Amaral e os profissionais Eduardo Matera e Eduardo da Costa Silva.

Fonte: ON, via Agência Espacial Brasileira.

Comentário do blog: no Brasil, também estão instaladas estações de calibração do sistema de posicionamento por satélite GLONASS, da Rússia. Em julho deste ano, foi assinado um acordo ampliando a cooperação com a Rússia nesse campo. Sobre o Beidou, recomendamos a leitura deste artigo do Prof. José Monserrat Filho.
.

Nenhum comentário: