sábado, 29 de agosto de 2015

FAPESP: chamada para os setores Aeroespacial e de Defesa

.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) anunciou na última semana a abertura de três novas chamadas de propostas de pesquisas em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo uma delas destinada aos setores Aeroespacial e de Defesa.

A chamada é para o Fortalecimento e Qualificação em Manufatura Avançada das Cadeias Produtivas da Indústria Aeroespacial e de Defesa do Estado de São Paulo. De acordo com informações da agência de fomento, "dentre as várias possibilidades de desenvolvimento no setor, podem ser priorizadas algumas das principais demandas tecnológicas e com potencial de transbordamento para outras cadeias produtivas nacionais, como Materiais Compósitos e Metálicos, Medição, Ferramental, Automação, Montagem Estrutural e Cablagem."

Os recursos alocados para financiamento dos projetos selecionados são da ordem de R$ 30 milhões – 50% da FAPESP e 50% da Finep. O valor total solicitado para cada proposta poderá ser de até R$ 1,5 milhão, liberados a fundo perdido.

Ainda que bastante limitados, em meio à grave crise econômica que também atinge o setor espacial nacional, os recursos podem representam algum alívio para as folhas de pagamento de algumas pequenas indústrias aeroespaciais situadas em São Paulo.

Estão qualificadas para participar da seleção microempresas, empresas de pequeno porte, pequenas e médias empresas brasileiras, sediadas no Estado de São Paulo, constituídas 12 meses antes do lançamento dos editais.

As participantes deverão indicar um pesquisador responsável/coordenador técnico pelo projeto submetido, com propostas podendo ser recebidas até o dia 27 de novembro de 2015. O prazo de execução do projeto deverá ser de até 24 meses.

Para mais informações, acesse www.fapesp.br/9666.
.

Nenhum comentário: