sexta-feira, 28 de agosto de 2015

18º lançamento do FTB

.
CLA lança 18º Foguete de Treinamento Básico (FTB)

Brasília, 28 de agosto de 2015 – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, lançou ontem (27) o 18º Foguete de Treinamento Básico (FTB). O evento ocorre como parte da Operação Falcão 1/ 2015, iniciada na última segunda-feira (24).

A atividade tem por finalidade o treinamento operacional do Centro e, ainda, a obtenção de dados para a qualificação e a certificação do veículo junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

O Comandante de Aeronáutica, tenente brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, e demais oficiais generais integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica assistiram ao lançamento como parte da programação de atividades da reunião realizada em Alcântara.

O FTB voou por dois minutos e 44 segundos até a dispersão na área de impacto no Oceano Atlântico, a uma distância de 17 quilômetros do CLA. Os dados coletados durante o voo apontam para uma trajetória real seguindo próximo daquela planejada.

“Esse lançamento é extremamente importante para manter a operacionalidade e preparar o CLA para receber, a partir de outubro, o foguete VS-40 Sara Suborbital a ser lançado na Operação São Lourenço”, afirma o coordenador geral da Operação Falcão 1/ 2015 e diretor do CLA, o coronel aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira.

O FTB juntamente com o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) são de fabricação nacional e
lançados desde 2009 tanto no CLA, quanto no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN). [Nota do blog: tanto o FTB como o FTI são fabricados pela Avibras Aeroespacial]

O objetivo dos lançamentos é manter a operacionalidade dos meios técnicos e logísticos e treinar as equipes envolvidas com o lançamento e rastreio, de ambas organizações militares da Força Aérea Brasileira (FAB).

A Operação Falcão 1/ 2015 cumpre ainda as atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae), em coordenação com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A Marinha e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) também participaram da operação, atuando na interdição do tráfego marítimo e aéreo, respectivamente.

Fonte: CLA, via AEB.

.

Nenhum comentário: