terça-feira, 8 de julho de 2008

"Grandes Missões da NASA"

.
Ontem (7), foi exibido o segundo episódio da série "Grandes Missões da NASA", produzida pelo Discovery Channel em comemoração aos 50 anos de existência da National Aeronautics Space Administration (NASA), a agência espacial norte-americana. O primeiro, que infelizmente não assisti, foi transmitido no domingo passado (6).

Apesar da série não ter nada a ver com as atividades espaciais latino-americanas, achei válida esta postagem, já que é um assunto que deve interessar muitos dos leitores.

Tudo que haviam dito antes da estréia da série parece ser verdade, isto é, fizeram intenso uso de imagens dos arquivos da NASA, inclusive várias geradas a bordo das próprias naves no espaço. Algumas são de fato impressionantes. No episódio de ontem, foram exibidos trechos de um vídeo da primeira atividade extra-veicular (EVA, sigla em inglês) norte-americana, realizada pelo astronauta Edward White a bordo da espaçonave Gemini 4, em junho de 1965. Foi uma missão bem-sucedida, mas realizada meio que às pressas, ignorando-se vários riscos e incertezas, numa espécie de resposta à União Soviética (a série tem como pano de fundo a Guerra Fria), que havia realizado algo equivalente algum tempo antes.

"O documentário tem muito valor histórico, fiquei fascinado com as imagens que documentam os primórdios das viagens espaciais. o público vai ver o trabalho envolvido no processo de preparação dos astronautas e conhecer um pouco mais do lado humano da NASA, além da aplicação prática dos estudos realizados durante as missões", diz sobre a série o astronauta brasileiro Marcos César Pontes, que, inclusive, participa da versão brasileira, narrando a história das missões.

Fica aí a sugestão, a título de "cultura espacial". Os próximos quatro episódios serão transmitidos às segundas-feiras, das 21h00 às 22h00, de 14 de julho a 4 de agosto, no Discovery Channel.
.

Um comentário:

Rui C. Barbosa disse...

A missão da Gemini-4 não foi realizada às pressas nem foi uma resposta à União Soviética.

Convém aqui relembrar esses longínquos anos nos quais as duas super-potências lutavam para demonstrar a sua superioridade no campo tecnológico e espacial. Após vários anos à frente na chamada corrida espacial, a União Soviétia começava a apresentar os primeiros sinais de fraqueza no campo tecnológico. Com a rápido aproximar do Programa Gemini, os responsáveis pelo «programa espacial» soviético viram-se perante um cenário no qual os seus veículos tripulados se encontravam num patamar inferior às cápsulas Gemini de dois lugares. Korolev rapidamente transformou a cápsula Vostok num perigoso veículo de três lugares para reclamar mais um recorde para a União Soviética lançando três homens para o espaço antes dos anunciados dois astronautas na Gemini-3 (de notar que por esta altura Korolev já havia desenhado o veículo Soyuz mas este estava muitos anos atrasado). A missão da Voskhod-1 terá sido até aos nossos dias a mais perigosa missão espacial pois os cosmonautas viajaram sem fatos pressurizados e sem sistemas de resgate no lançamento. A missão de 24 horas chegou ao fim já com o sistema de suporte de vida no limite.

Os Estados Unidos haviam já anunciado que a missão da Gemini-4 seria destinada à primeira actividade extraveícular, mas mais uma vez a União Soviética adiantou-se e na missão Voskhod-2 Alexei Leonov tornou-se no primeiro ser humano a realizar um passeio espacial. Esta missão quase terminou em tragédia quando o fato pressurizado de Leonov ficou tão rijo devido á sua elevada pressão que o cosmonauta não conseguia entrar no tunel de acesso à capsula, tendo de deixar sair algm ar do interior do facto para baixar a sua pressão.

Edward White tornou-se no primeiro norte-americano a fazer um passeio espacial numa missão anunciada muito antes da Voskhod-2.