segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

S30/Orion lançado com sucesso na Noruega

.
Na última sexta-feira (5), foi lançado com sucesso um foguete de sondagem S30/Orion, a partir do centro de Andoya, localizado em Ny-Âlesund, Svalbard, na Noruega. A operação, que teve início em 27 de novembro, foi promovida pela agência espacial alemã (DLR). O artefato atingiu o apogeu de 330 km, num vôo de duração estimada de dez minutos. Todos os sistemas a bordo e o experimento funcionaram bem, segundo divulgou o Andoya Rocket Range (ARR).

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o objetivo do lançamento era "investigar a estruturação de elétrons que formam nuvens em associação com auroras boreal diurnas."

O S30/Orion era composto do motor S30 (primeiro estágio), fabricado nas instalações do IAE em São José dos Campos (SP), do motor Orion (segundo estágio), de origem alemã e da carga útil ICI-2.
.

Um comentário:

Duda Falcão disse...

Parabéns aos técnicos do Instituto de Aeronáutica e Espaço que apesar das dificuldades enfrentadas desde a implatação do cabaleante Programa Espacial Brasileiro, conseguiram desenvolver um motor foguete (S30) de reconhecida qualidade internacional. A todos vocês técnicos e ciêntistas do IAE e do CTA, meus sinceros parabéns pelo reconhecimento internacional alcançado, apesar dos desmandos desse barco que me parece cada vez mais sem rumo.

Abs