domingo, 26 de abril de 2009

Tecnologia espacial russa na LAAD 2009

.
Um dos maiores destaques, senão o maior, da área espacial na LAAD 2009 foi a presença das indústrias e centros de pesquisas espaciais da Rússia, que compareceram à feira sob a liderança da International Association of Space Activities Participants (IASP), e da agência espacial russa, a Roscosmos.

Num estande de 180 m2, nove empresas e centros de pesquisas do país pioneiro na exploração espacial expuseram praticamente toda a gama russa de produtos e serviços relacionados ao espaço, como satélites científicos, de telecomunicações e observações terrestres, subsistemas e materiais, sondas interplanetárias, estações terrenas, veículos lançadores e propulsores dos mais variados portes.

Em depoimento dado a uma edição da revista russa “Air Fleet”, traduzida precariamente para o português especialmente para a LAAD, Vladimir Turdenev, embaixador da Rússia no Brasil, destacou os principais planos de cooperação: projetos conjuntos de desenvolvimento e construção de veículos lançadores com propulsão líquida; projetos de satélites de telecomunicações; e aproveitamento, desenvolvimento e evolução do sistema de posicionamento global GLONASS.

Das três áreas, as cooperações em veículos lançadores e o uso do sistema GLONASS são as mais avançadas, inclusive com atividades concretas em desenvolvimento, conforme apontou no primeiro dia da feira (14), em conferência, Vladimir Kolnoochenko, da Roscosmos. Na edição da revista “Air Fleet”, quase que inteiramente dedicada às tecnologias espaciais da ex-república soviética, foram mencionados os projetos no Brasil que envolvem empresas e centros de pesquisa russos, como atividades relacionadas à segurança e modernização do VLS-1, inclusive com uso de um estágio de propulsão líquida no lançador brasileiro, auxílio em infraestrutura para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) (plataforma do VLS-1), e formação e treinamento de especialistas brasileiros.

Em relação ao GLONASS, em novembro de 2008, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Roscosmos assinaram um instrumento de cooperação acerca do sistema (para mais informações, clique aqui). Na LAAD 2009, representantes russos fizeram questão de frisar as possibilidades, tanto de natureza tecnológica (mais resistentes a quaisquer interferências), como políticas, que o GLONASS permite aos seus usuários. Em entrevista concedida a uma publicação russa, Yuri Urlichich, projetista-chefe do GLONASS, afirmou ser patente o interesse de muitos países pelo sistema, em particular países do mundo árabe e América Latina. A razão, de acordo com Urlichich, seria o fato de que “a qualidade de dois sistemas é sempre mais alta de que a qualidade de um só sistema.”

Quanto ao satélite de telecomunicações, o interesse é no projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB), que também atrai as atenções de indústrias da França, Alemanha e Itália, consideradas favoritas. Outros interessados, segundo informações que chegaram ao conhecimento do blog, embora não tenham sido confirmadas, seriam indústrias do Canadá e Ucrânia, que apresentariam proposta conjunta de cooperação/construção do SGB.

Em breve, serão postadas mais informações sobre o que aconteceu em termos de tecnologia espacial na LAAD 2009. Para ler o que já foi publicado no blog sobre a feira, clique sobre os títulos a seguir: De olho no SGB, Brasil é um das prioridades da EADS Astrium em 2009, e Espaço na LAAD 2009.
.

Nenhum comentário: