quinta-feira, 16 de abril de 2009

Brasil é uma das prioridades da EADS Astrium em 2009

.
Em café-da-manhã realizado com a imprensa ontem (15), durante a LAAD 2009, que acontece no centro de exposições do Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), o diretor-geral da EADS no Brasil, Eduardo Marson informou que a divisão espacial do grupo europeu, a Astrium, definiu o Brasil como uma das três regiões prioritárias para esse ano. As outras duas, segundo o blog pode apurar, são EUA e Oriente Médio. Não foram divulgadas maiores informações sobre quais seriam os efeitos práticos da definição de prioridade, isto é, quais seriam as áreas de interesse e potencial de negócios. Existem especulações quanto ao projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB), subsistemas para a Plataforma Multimissão (PMM), e mesmo um satélite de observação terrestre com sensor radar (SAR) baseado na PMM.

A EADS Astrium possui presença industrial no Brasil por meio da Equatorial Sistemas, companhia com sede em São José dos Campos (SP) na qual detém relevante participação acionária. O ano passado em si não foi bom para a Equatorial em termos de negócios. A companhia, que no momento trabalha nos projetos da PMM e sensor de imageamento WFI (Wide Field Imaging) dos satélites CBERS 3 e 4, participou de três processos - desenvolvimento do subsistema de controle de atitude e órbita (ACDH, sigla em inglês) para o Amazônia-1, de carga-útil para o satélite científico Lattes-1, e construção da câmera AWFI (Advanced Wide Field Imaging) também para o Amazônia-1, não logrando êxito em nenhum deles.

No estande do grupo EADS, que no Brasil tem considerável presença nas áreas de helicópteros civis e militares (Helibras), mísseis (MBDA) e aeronaves comerciais (Airbus), estão expostas algumas maquetes de satélites, como o do geoestacionário de comunicações Amazonas, adquirido pela companhia brasileira Hispamar (joint-venture entre a espanhola Hispasat e a brasileira Oi, ex-Telemar), o de imageamento radar TerraSAR-X, e de imageamento ótico Alsat-2, desenvolvido para a Argélia.
.

Nenhum comentário: