quinta-feira, 9 de julho de 2009

ACS: "iremos permanecer onde estamos"

.
Nos últimos dias, surgiram várias notícias sobre uma possível desativação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), e construção de um novo centro espacial (muito provavelmente, no estado do Amapá), motivadas por declarações do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem. Apesar destas declarações, Roberto Amaral, ex-ministro da Ciência e Tecnologia e atualmente diretor da empresa binacional Alcântara Cyclone Space afirmou que a ACS ficará dentro da área do CLA.

A afirmação de Amaral consta de reportagem publicada ontem (8) no jornal "O Estado do Maranhão" ("Cyclone Space decide permanecer no CLA", de autoria de Bruna Castelo Branco), : “A Alcântara Cyclone Space vai ficar dentro da área do CLA, pois essa área é suficiente para a realização de nossas atividades. Nós queremos trabalhar em harmonia com os quilombolas e com toda a sociedade de Alcântara e Maranhão”.

Acrescentou ainda: “Da parte da Alcântara Cyclone Space, posso dizer que iremos permanecer onde estamos. Não iremos afetar a área quilombola e o Governo Federal tem que respeitar a decisão judicial. Para nós, é fundamental o entendimento com os quilombolas e com toda a sociedade do Maranhão, processo que está muito adiantado a partir de diálogos, reuniões com líderes comunitários, representantes do governo. Nada irá mudar a nossa decisão”.

Roberto Amaral também disse algumas palavras sobre as perspectivas comerciais da joint-venture ucraniano-brasileira: “A partir de 2011, nossa intenção é fazer seis lançamentos por ano e já estamos negociando com outros países, mas não podemos revelar os nomes, uma vez que mercado espacial é muito concorrido. Seria um tiro no pé”.

De acordo com informações colhidas pelo blog, o cronograma do projeto da ACS não sofreu alterações, e avança conforme o planejado. Em breve, a ACS deverá oficialmente assumir a área cedida pelo Ministério da Defesa dentro do CLA, e aguarda-se para os próximos meses o licenciamento ambiental que permitirá o início das obras de infraestrutura do centro espacial.
.

2 comentários:

phobus disse...

Tantos idas e vindas nos projetos espacial brasileiro, quando outras Nações Soberanas nos ultrapassam, não é de se perguntar se seria incompetencias ou sabotagem interna e externa.

phobus disse...

02/07/2009 - 04h10-Indonésia lança foguete ao espaço com sucesso-Em Jacarta-A Indonésia lançou nesta quinta-feira com sucesso ao espaço um foguete de fabricação local dentro de seu programa aeroespacial, que prevê dispor em 2012 de uma plataforma de lançamento espacial para pôr em órbita seus próprios satélites.
O foguete, denominado RX-420, decolou sem incidências às 9h locais (23h de quarta-feira em Brasília) de uma plataforma de lançamento da província de Java Ocidental, segundo o Instituto Nacional Aeronáutica e Espacial (Lapan).
A operação serviu para testar um dos elementos que serão usados na futura plataforma de lançamento espacial RPS-420, a primeira fabricada totalmente na Indonésia e que servirá para colocar em órbita os próximos satélites do país.
Os especialistas da Lapan acreditam que entre 2012 e 2014 estarão em condições de começar a utilizar a plataforma de lançamento, que colocará a Indonésia dentro da corrida espacial asiática, na qual já estão China, Índia e Japão.