segunda-feira, 20 de julho de 2009

COSMO-SkyMed no Brasil

.
Telespazio Brasil é representante do COSMO-SkyMed no país

Programa de Observação da Terra por Radar é composto por uma constelação de 4 satélites

A Telespazio Brasil, subsidiária nacional da Telespazio S.p.A., empresa dos grupos Finmeccanica e Thales, anunciou a comercialização no país dos produtos COSMO-SkyMed, um dos mais inovadores programas no campo da Observação da Terra.

O COSMO-SkyMed é um programa financiado pela ASI (Agenzia Spaziale Italiana) e pelo Ministério da Defesa Italiano, realizado pela Thales Alenia Space (parte industrial - satélite), enquanto a responsabilidade pelo segmento terrestre e pela gestão operacional são da Telespazio. A aquisição e o processamento das imagens são feitos no Centro Espacial de Matera.

A e-Geos, uma joint venture entre a Telespazio S.p.A (acionista majoritária) e a ASI, é a empresa responsável pela comercialização dos dados e produtos de Observação da Terra do grupo Telespazio. A e-Geos nomeou a Telespazio Brasil como representante comercial dos produtos COSMO-SkyMed no Brasil.

O programa COSMO-SkyMed é composto por uma constelação de quatro satélites equipados com sensores radar (SAR – Synthetic Aperture Radar) em banda X com alta resolução.

“Por se tratar de uma constelação, o COSMO-SkyMed apresenta uma maior freqüência de revisitas e é capaz de prover imagens com um menor tempo de resposta, característica que o torna único no caso de aplicações para Resposta a Emergências e Gerenciamento de Desastres”, citou Marzio Laurenti, presidente da Telespazio Brasil.

Com diversas modalidades de aquisição e resolução de imagens de até 1 metro, possui também uma alta capacidade de aquisição, podendo coletar até 1.800 imagens diárias.

Com o programa COSMO-SkyMed se abre toda uma gama de aplicações operacionais no campo dos serviços de monitoramento near real-time, graças à sua alta capacidade de aquisição garantida, independente de condições climáticas ou de luz, com elevada freqüência e à continuidade do serviço assegurada pela constelação de quatro satélites.

Os serviços e aplicações disponibilizados pelo COSMO-SkyMed podem contribuir em modo significativo com Instituições públicas e privadas, Administração Pública e Defesa em termos de aplicações para Defesas e Segurança, Cadastro, Proteção Civil, Proteção Ambiental e Exploração Industrial.

O COSMO SkyMed é ainda o único programa de Observação da Terra dual use, o qual apresenta um componente militar gerido pelo Ministério da Defesa Italiano, enquanto o componente institucional é gerido pelo ASI e o componente comercial, pela e-Geos.

Segundo Giuseppe Veredice, CEO da Telespazio S.p.A., “A Telespazio participa de modo determinante no desenvolvimento do COSMO-SkyMed, sendo responsável pela total realização do segmento terrestre do programa e pela operação do sistema”. Através da e-Geos, a empresa é responsável também pela comercialização dos produtos COSMO SkyMed e pode também desenvolver aplicações diversas.

“Os planos da empresa incluem também uma presença significativa do COSMO SkyMed a nível mundial, o que inclui a América do Sul, onde podemos fornecer informações úteis ao desenvolvimento sustentável”, ressaltou Marcello Maranesi, CEO da e-Geos.

O sistema se encontra hoje com 3 satélites completamente operacionais. O primeiro satélite do programa foi lançado em 7 de junho de 2007, da base de Vandenberg in California. O lançamento do quarto satélite está previsto para o início de 2010.

Sobre a Telespazio Brasil

Fundada em novembro de 1997, a Telespazio Brasil é subsidiária no País da italiana Telespazio, líder mundial em serviços via satélite.

Com sede no Rio de Janeiro, onde funciona seu Centro de Serviços, e escritórios em São Paulo, Porto Alegre e Cuiabá, a Telespazio Brasil oferece soluções de ponta em telecomunicações via satélite e serviços multimídia, particularmente, serviços IP em banda larga e redes de voz e dados para o mercado corporativo, sendo uma das principais empresas no mercado de comunicação via satélite.

A Telespazio Brasil oferece uma completa gama de soluções de transmissão de sinais de dados e multimídia, desde a profissional até redes de comunicação corporativa, utilizando-se da mais nova tecnologia de satélites.

Entre os serviços estão: soluções em banda larga para acesso à Internet; VPN; educação a distância; telemedicina; edgecasting e business TV; soluções corporativas VSAT, soluções multimídia para gerenciamento de áudio e vídeo e soluções para rastreamento e monitoramento.

Fonte: Telespazio Brasil

Comentário 1: observa-se recentemente um maior interesse de fornecedores de imagens de satélite pelo mercado brasileiro. Em abril, a francesa Spot Image inaugurou uma filial no Brasil (leia aqui). Agora, a Telespazio Brasil anuncia a comercialização de imagens geradas pela constelação COSMO-SkyMed. É interessante também observar que por trás da Spot Image e Telespazio estão a EADS Astrium e a Thales Alenia Space, respectivamente, líderes na Europa em tecnologia espacial, e interessadas em fornecer ao governo brasileiro satélites de comunicações e de sensoriamento remoto, entre outras tecnologias. Em sua viagem oficial à França na semana passada, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, visitou às instalações das duas empresas.

Comentário 2: no escopo de uma parceria espacial entre a Itália e a Argentina, a constelação COSMO-SkyMed será integrada com a constelação argentina SAOCOM (2 satélites), dando origem ao chamado Sistema Ítalo-Argentino de Satélites para a Gestão de Emergências (SIASGE). Quando plenamente operacional, o SIASGE gerará informações sobre emergências naturais como incêndios, inundações, erupções vulcânicas ou terremotos. Leia mais em "Cooperação espacial Argentina - Itália".

Comentário 3: ainda sobre a Telespazio, um dos grandes destaques do início desta semana na imprensa especializada foi a oficialização de um amplo acordo entre a companhia italiana e o Ministério da Defesa da Turquia para a construção do Göktürk, um sistema de satélite ótico de alta-resolução. O negócio, avaliado em cerca de 250 milhões de euros envolverá a construção de um satélite, de centros de integração e testes na Turquia e de toda a infraestrutura terrestre para o controle, recepção e processamento de dados.
.

Nenhum comentário: