quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SGB: "importante para soberania do Brasil"


"Satélite geoestacionário será importante para soberania do Brasil", afirma Alvarez

Para secretário-executivo do MiniCom, projeto será muito importante para a soberania do país, além de ser essencial para a expansão Programa Nacional de Banda Larga

Brasília, 21/08/2012 - O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, destacou nesta terça-feira que o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) será muito importante para a soberania do país, além de ser essencial para a expansão Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). A declaração aconteceu durante a primeira reunião do comitê diretor do projeto, que terá a atribuição de aprovar os requisitos técnicos, o planejamento e o cronograma do SGDC.

Na oportunidade, a Telebras, que será responsável por contratar o fornecimento do satélite, apresentou uma proposta de requisitos técnicos para o equipamento. Já a Agência Espacial Brasileira indicou estratégias para a absorção de conhecimento e de tecnologia no âmbito do projeto.

De acordo com o secretário de Telecomunicações do MiniCom, Maximiliano Martinhão, que preside o comitê, a primeira reunião do grupo foi um marco essencial para o desenvolvimento do projeto. “O formato da contratação do satélite deve garantir o atendimento às necessidades do Estado brasileiro e, ao mesmo tempo, permitir que nossa indústria e nossos institutos de pesquisa se envolvam desde logo no processo. É o comitê que determinará que rumo o projeto seguirá. Só quando isso estiver definido é que a Telebras providenciará a contratação”, ressaltou.

Além do MiniCom, participaram da reunião representantes do Ministério da Defesa, da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Telebras. Nos próximos dias, serão nomeados os membros do Grupo-Executivo, órgão técnico que dará suporte às decisões do Comitê Diretor.

Fonte: Ministério das Comunicações
.

Nenhum comentário: