segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Aniversário do INPE: discurso de Leonel Perondi


Diretor ressalta papel do INPE na capacitação industrial e desenvolvimento econômico

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2012

Durante a cerimônia de comemoração de 51º aniversário do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), na sexta-feira (10), o diretor Leonel Perondi repassou a trajetória histórica do órgão, ligado ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), e ressaltou sua importância para o desenvolvimento do Brasil.

“O Instituto construiu um sólido patrimônio de conhecimentos e de infraestrutura física, que permite que desenvolva projetos que vão da pesquisa básica, passando pela pesquisa aplicada e desenvolvimento, até o produto final e sua utilização social”, disse Perondi.

Entre outras realizações, o diretor destacou que o programa de satélites CBERS possibilitou mais de uma dezena de contratações industriais, por meio de licitações de preço e técnica, que representaram investimento de R$ 270 milhões.

Ele citou ainda levantamento preliminar sobre os impactos econômicos da política industrial fomentada pelo INPE que, entre outros resultados, revela a criação de empregos altamente qualificados. Destacou também a contribuição do Instituto para que a indústria nacional agregue maior valor aos produtos e serviços produzidos no Brasil.

“Acreditamos que se houver um planejamento estável para o programa espacial – isto é, um planejamento que tenha continuidade por longos períodos, sem alterações de rumo substanciais no curto e médio prazos – poderemos atingir resultados de grande envergadura para o país. A indústria espacial poderá repetir o sucesso da indústria aeronáutica no Brasil”, afirmou.


Confira aqui a íntegra do discurso do diretor do INPE


Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: