segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Bolívia: Tupac Katari em órbita

.
Na madrugada do último sábado (21), foi lançado com sucesso a partir do centro espacial de Xichan, no sudoeste da China, a bordo de um lançador Longa Marcha 3B, o Tupac Katari, o primeiro satélite de comunicações da Bolívia.

A operação de lançamento contou com a presença do presidente boliviano Evo Morales, tendo sido a primeira vez que um chefe de Estado estrangeiro acompanha uma operação do tipo na China.

"O satélite cumprirá com uma importante função para a Bolíia aprimorar seus serviços de transmissão de dados, educação e medicina. Fará importantes contribuições para promover a cooperação entre a China e países latino americanos", afirmou em nota Xi Jinping, president da China.

O Tupac Katari, também denominado TKSat-1, foi construído pela China Great Wall Industry Corporation (CGWIC) com base num acordo avaliado em cerca de 300 milhões de dólares assinado em dezembro de 2010. Trata-se do quinto satélite de comunicações fornecido pela China para o mercado internacional, sendo o segundo para a América do Sul (em 2008, o Venesat-1, da Venezuela, foi lançado ao espaço).

Contando com 30 transpônderes em banda C, Ku e Ka e posicionado na órbita geoestacionária 87.2ºW, a expectativa é que o satélite entre em pleno funcionamento em março de 2014 e tenha uma vida útil de quinze anos.

De acordo com informações creditadas a Ivan Zabrana, presidente da agência espacial boliviana, a China é uma forte candidata a fornecer um satélite de observação para o país. "Nós queremos lançar um satélite de sensoriamento remoto em 2017 e a China é uma de nossas melhores alternativas", afirmou.
.

Nenhum comentário: