quinta-feira, 8 de maio de 2014

Alcântara: Operação Águia 1 - 2014

.
Centro de Lançamento de Alcântara lança Foguete de Treinamento Intermediário

Brasília, 7 de maio de 2014 – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, programou para esta quinta-feira (8) o lançamento do décimo Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) dentro das atividades da Operação Águia 1 – 2014.

A operação objetiva treinar as equipes envolvidas e testar os meios associados às atividades de preparação, montagem, transporte, integração, lançamento e rastreio de veículos espaciais. Além disso, a partir dos parâmetros seguidos e resultados obtidos após o voo, espera-se obter a qualificação e certificação do veículo junto ao Instituto de Coordenação e Fomento Industrial (IFI).

O FTI é um foguete de 5,510 metros, com peso de 490 kg fabricado pela indústria nacional Avibrás e integra o Projeto Fogtrein – Foguete de Treinamento – que juntamente com o Foguete de Treinamento Básico (FTB) visam a manter a operacionalidade dos centros de lançamentos brasileiros tanto o CLA quanto o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte.

O tempo de voo do FTI até atingir a altitude máxima (apogeu) é esperado para um minuto e cinco segundos, com queima efetiva do motor de 10 segundos e meio, sendo o tempo de voo até o impacto de três minutos e 44 segundos.

A Operação Águia 1 é realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) por meio do CLA.

Fonte: CLA, via AEB.
.

Nenhum comentário: