terça-feira, 1 de julho de 2014

CLA: testes com combustível líquido

.
CLA realiza testes com combustível líquido de foguetes

Brasília, 01 de julho de 2014 – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, promoveu na primeira quinzena de junho treinamento de pessoal e verificação dos meios na armazenagem, preparação, transferência e carregamento de combustível líquido para foguetes.

A atividade foi coordenada pela Divisão de Propulsão Espacial do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), de São José dos Campos (SP), que enviou pessoal especializado no manuseio desse tipo de combustível.

Para receber o material, o Setor de Preparação e Lançamento (SPL) passou por adequações no Prédio de Carregamento de Propelente Líquido (PCPL). As equipes de resgate médico e combate a incêndio passaram por treinamento visando à atuação em operações envolvendo o manuseio de combustível líquido no CLA.

Ainda se procedeu à transferência do combustível líquido utilizado em foguetes para um novo tanque de armazenamento e feito a neutralização do tanque antigo. Foi feita também a descontaminação da substância e simulação de carregamento do combustível. Parte do material retornou em aeronave da FAB até São José dos Campos, onde ficará no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

De acordo com o diretor do CLA, coronel engenheiro César Demétrio Santos, a atividade é importante para o Centro em futuras operações. “Com a operação, preparamos o CLA para atividades de lançamento nos próximos anos que demandarão o manuseio de combustível líquido em nossos foguetes, a exemplo dos modelos mais avançados do Veículo Lançador de Satélites (VLS) em suas versões Alfa e Beta”, destacou Santos.

Fonte: CLA, via website da AEB.
.

Nenhum comentário: