segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Acordo INPE e CNEN em Fusão Nuclear

.
INPE e CNEN assinam acordo para instalação do Laboratório de Fusão Nuclear

Segunda-feira, 12 de Setembro de 2016

Termo de cooperação firmado nesta segunda-feira (12/9) permitirá a instalação do Laboratório de Fusão Nuclear (LNF), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O documento, assinado por Leonel Perondi e Renato Cotta, respectivamente diretor do INPE e presidente da CNEN, estabelece ainda as condições para a cessão de uso e compartilhamento de infraestrutura, facilidades e recursos humanos para a realização de atividades e projetos comuns às duas instituições, relativos à pesquisa em fusão nuclear.

O Laboratório de Fusão Nuclear funcionará nas instalações do Experimento Tokamak Esférico, junto ao Laboratório Associado de Plasma do INPE, em São José dos Campos (SP).

Os recursos necessários às atividades do Laboratório de Fusão Nuclear continuarão alocados em ações orçamentárias da CNEN. As atividades em fusão nuclear, desenvolvidas no INPE desde a década de 1980, deverão ser transferidas à CNEN quando concluídas as instalações do novo LFN no município de Iperó (SP), junto ao empreendimento do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).

Fonte: INPE

Comentário do blog: originariamente, o INPE não foi criado para desenvolver pesquisas nucleares. Seu envolvimento com fusão nuclear se deu na década de oitenta por ser o único órgão da esfera federal que tinha competência naquela época, com condições de fazer pesquisa em fusão nuclear, porque trabalhava com plasma, segundo relato de Edson Del Bosco, da Coordenação dos Laboratórios Associados (CTE/INPE).
.

Nenhum comentário: