sábado, 16 de agosto de 2008

Ariane e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

.
CLBI realiza com sucesso rastreio do foguete francês Ariane V

15/08/2008 14:33:00

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal, realizou com sucesso o rastreio (monitoramento) do foguete francês Ariane V, durante a operação V185. O vôo ocorreu às 17h44, na quinta-feira (14/08). Segundo o Centro, a operação de rastreio realizou-se “com pleno êxito”.

Seus meios de recepção ficaram concentradas em um ponto remoto no espaço, dentro do quarto quadrante geográfico, visto pela antena stella 43 de Telemedidas. É partir desse ponto que o centro de lançamento brasileiro começa a enxergar melhor o foguete francês. No Brasil, é possível acompanhar a fase de propulsão do Ariane. Isso é importante porque é nessa fase do vôo que pode haver mudanças de altitude do veículo.

Durante o intervalo de tempo que durou o rastreio, a Estação Natal registrou 3 eventos altamente relevantes para o sucesso da operação: o fim de queima do motor principal do foguete, a separação desse estágio do conjunto embarcado e a ignição do motor secundário (encarregado da ejeção dos satélites passageiros).

Enquanto a antena stella registrava os dados de telemedidas, outras duas antenas menores, conectadas diretamente a satélites de comunicação, enviavam amostras desses dados ao Centro Espacial Guianês (CSG), na Guiana Francesa.

Nesta operação, estão sendo colocados em órbita de transferência geoestacionária o satélite Superbird 7 - fabricado pela Mitsubishi Electric para transmissões de TV a cabo, TV direta e telefonia móvel sobre o Japão - e o satélite AMC-21 - fabricado pela Thales Alenia Space para a Arabsat, que será utilizado para TV a cabo e serviços empresariais sobre a América do Norte, Caribe e algumas regiões do norte da América do Sul.

Fonte: AEB

Comentário: desde 1977, todas as missões espaciais lançadas de Kourou têm determinadas etapas de seus vôos rastreadas pelo Centro de Barreira do Inferno. O acordo firmado na década de setenta foi renovado em 2004 e prevê a continuidade dos serviços de rastreio até outubro de 2012. Curiosamente, o CLBI rastreará as missões dos lançadores Vega e Soyuz, potenciais concorrentes do Cyclone 4 lançado de Alcântara (MA), quando entrarem em operação no ano que vem.
.

Nenhum comentário: