domingo, 3 de maio de 2009

Cooperação espacial Argentina - Itália

.
A maior parceira da Itália na América do Sul é a Argentina. A produtiva relação está baseada num acordo intergovernamental firmado em 1992 para a pesquisa e utilização do espaço para fins pacíficos. Em julho 2005, os dois países, por meio de seus organismos espaciais, a Agenzia Spaziale Italiana (ASI), e a Comision Nacional de Actividades Espaciales (CONAE), estabeleceram um importante acordo para a realização do Sistema Ítalo-Argentino de Satélites para a Gestão de Emergências (SIASGE), considerado um sistema único no mundo, que envolverá a integração de duas constelações satelitais radares, a italiana COSMO-SkyMed (4 satélites), em banda X, e a argentina SAOCOM (2 satélites), em banda L (ilustração acima).

Quando plenamente operacional, o SIASGE gerará informações sobre emergências naturais como incêndios, inundações, erupções vulcânicas ou terremotos. No momento, três satélites COSMO-SkyMed, construídos pela Thales Alenia Space, já estão em órbita, enquanto que os dois SAOCOM estão em construção nas instalações da INVAP.

"O SIASGE é um projeto que envolve altíssima complexidade tecnológica e no qual a Itália investiu um bilhão de euros e a Argentina 500 milhões", declarou Enrico Saggese, comissário extraordinário da ASI, durante visita à Argentina em abril passado. Na mesma ocasião, o ministro do Exterior da Argentina, Jorge Taiana, expressou a satisfação do governo argentino com o status da cooperação bilateral relativa ao SIASGE, destcando que sendo a área espacial um setor estratégico para a comunidade internacional, o programa SIASGE é um estímulo para um país em desenvolvimento como a Argentina.

Em maio de 2006, as duas agências assinaram uma declaração de intenções para a expansão do Instituto de Altos Estudos Espaciais "Mario Gulich", localizada na cidade de Córdoba, na Argentina, iniciativa de certo modo relacionada com o SIASGE, tendo em vista a necessidade de se formar especialistas capazes de interpretar e estudar os dados produzidos pelos sensores radares. A expansão tem como objetivo tornar o instituto um centro regional de excelência dedicado à pesquisa e formação de especialistas em aplicações espaciais, e promoção de intercâmbio tecnológico. O Instituto "Mario Gulich" recentemente lançou um curso de pós-graduação em engenharia aeroespacial, com financiamento da ASI.

Outra cooperação em curso entre a ASI e a CONAE está relacionada a missão espacial ambiental argentina SAC-D/Aquarius, na qual a Itália participa com um dos instrumentos a bordo, o sensor de rádio-ocultação ROSA. A missão SAC-D/Aquarius, que conta ainda com outros parceiros internacionais, como a NASA, dos EUA, a CNES, da França, e o próprio Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Brasil, deverá ser lançada ao espaço daqui a um ano, em maio de 2010.
.

Nenhum comentário: