quinta-feira, 28 de maio de 2009

FINEP libera recursos para sistemas inerciais

.
No último dia 23, a diretoria da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) aprovou um aporte não-reembolsável de mais de R$ 5 milhões para o projeto “Acelerômetros de Alto Desempenho”, da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Comando da Aeronáutica.

De acordo com a nota divulgada pela FINEP, "o projeto do Comando da Aeronáutica, por exemplo, prevê o desenvolvimento de pesquisas em acelerômetros em estruturas semicondutoras micro e nanofabricadas, possibilitando o seu emprego em aviões e foguetes lançadores de satélites."

O desenvolvimento de acelerômetros se insere no projeto Sistemas de Navegação Inercial para Aplicação Aeroespacial (SIA), que tem como executores o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O projeto é de responsabilidade da Agência Espacial Brasileira (AEB), e é financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP).

O objetivo do SIA é ter até 2010 capacidade de fabricar sistemas inerciais para uso em veículos lançadores e satélites, componentes considerados sensíveis, e por essa razão de difícil aquisição no mercado mundial. Os sistemas inerciais do VLS-1, por exemplo, foram adquiridos da Rússia em meados da década de noventa, sob objeções do governo dos EUA. Para saber mais, leia "Sistemas inerciais: o calcanhar-de-aquiles do VLS".
.

3 comentários:

Brazilian Space disse...

Olá Mileski! Tudo certinho?

Olha, são notícias como essa que alimenta a nossa esperança de que alguma dia chegaremos a auto-suficiência nas atividades espaciais. Grande notícia e parabéns a FINEP e os órgão envolvidos no desenvolvimento desse importante projeto para o Programa Espacial Brasileiro. Para os leitores do seu blog que quiserem maiores informações sobre sistema inercias sugiro que vejam também a matéria "Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial" postada no meu blog.

Um forte abraço

Duda Falcão

iurikorolev disse...

Faz tempo que eu já desisti do tema sistemas inerciais .
A falta de profissionalismo, pragmatismo e competencia gerencial transformou o tema de novela mexicana em ópera bufa.

Bertocco disse...

prezados :
Tenho me encantado com o tema e desenvolvido prototipos des de 1977 com investimentos proprios e portanto sofrendo varias soluções de continuidades neste periodo todo
O objetivo é de desenvolver um sistema inercial com vetor significativo . Alguns prototipos se mostraram promissores porem necessitam de controle por CLP