domingo, 3 de maio de 2009

Propulsão nuclear para aplicações espaciais

.
Recomendamos a leitura do artigo intitulado "As Futuras Grandes Navegações Espaciais: a essencialidade da propulsão nuclear", de autoria do Coronel Engenheiro Carlos Augusto Teixeira de Moura, e Lamartine Nogueira Frutuoso Guimarães, do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), publicado no final do ano passado na Revista da UNIFA (Universidade da Força Aérea).

Abaixo, encontra-se um resumo do artigo, elaborado pelos próprios autores:

"RESUMO

O Brasil já é um desenvolvedor e grande utilizador de aplicações espaciais. Assim como outros países emergentes, como China e Índia, o Brasil não pode abdicar da participação nas futuras explorações do espaço profundo, mesmo se sabendo das restrições impostas pelos países centrais para acesso a tecnologias sensíveis, entre as quais a nuclear e a espacial. Este artigo preconiza a necessidade de o Brasil iniciar uma linha de pesquisa em propulsão nuclear espacial, de forma a garantir a possibilidade de acesso ao espaço profundo.

Para tanto, apresentam-se os argumentos para justificar que se abrace esse desafio, confrontando-se com as motivações e os ambiciosos programas de outras potências emergentes. Salienta-se a rara janela de oportunidades ainda existente, pois cresce o movimento internacional para restringir a posse de material físsil, imprescindível para a propulsão nuclear. Sintetiza-se um estudo de planejamento governamental, executado segundo a metodologia da Escola Superior de Guerra, visando ao estabelecimento dessa linha de pesquisa.

Destacam-se os resultados referentes à exploração de cenários, a definição de objetivos de Estado e na proposição de uma concepção estratégica. Ressalta-se que a proposta aproveita uma infra-estrutura inicial já existente no Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), e que os recursos necessários são significativamente modestos frente ao potencial incomensurável da exploração do espaço profundo."

Para ler o artigo em sua íntegra, clique aqui.
.

Um comentário:

Brazilian Space disse...

Olá Mileski!

Muito interessante esse artigo do Coronel Engenheiro Carlos Augusto Teixeira de Moura, e do senhor Lamartine Nogueira Frutuoso Guimarães. Parabéns a ambos os autores. Pena que as pessoas que são responsáveis pela operação do cambaleante Programa Espacial Brasileiro não estão à altura e muito menos preparadas para lhe dar com visionários como estes, tão requisitados e disputados a peso de ouro por programas espaciais de outros países. Que eles sejam ouvidos e apoiados por aqueles que comandam o Programa Espacial. Espero sinceramente que essa iniciativa visionária por parte dos autores do artigo em questão não seja uma perda de tempo para eles, uma pena para o programa espacial e um desastre para o país.

Abs