terça-feira, 22 de setembro de 2009

Cooperação Brasil - Ucrânia

.
Encontro dos Presidentes da Ucrânia e do Brasil em Nova York

O presidente da Ucrânia, Victor Yushchenko, reuniu-se nesta terça-feira (22) em Nova York com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. As partes discutiram o desenvolvimento das relações bilaterais dos dois países.

Conforme a declaração do V. Yushchenko para jornalistas depois da reunião, as partes chegaram ao acordo sobre a criação dos grupos de trabalho ucranianos e brasileiros para preparação da visita do presidente Lula da Silva à Ucrânia na primeira metade de novembro deste ano. O líder da Ucrânia demonstrou a certeza de que "esta será uma visita que resultará no novo status e novo conteúdo para nossas relações bilaterais".

Segundo o presidente, a Ucrânia propôs ao Brasil assinar seis ou sete acordos sobre a cooperação bilateral no âmbito da visita. "Temos interesse em aprofundar a cooperação com o Brasil, em particular em construção de aviões, área técnico-militar", destacou V. Yushchenko.

Durante o encontro, líderes dos países também enfatizaram a necessidade de intensificar as áreas prioritárias da cooperação entre os dois paises, tais como área espacial e de energia nuclear. As partes também discutiram andamento de realização do projeto conjunto na área espacial Cyclone-4. Trata-se do término dos trabalhos com este projeto e início de lançamentos em 2010 do centro de lançamento brasileiro.

V.Yushchenko informou que pediu ao seu homólogo brasileiro apoio à consignação de empréstimo no valor de US$ 260 milhões para a Agência Nacional Espacial da Ucrânia (NSAU) com vistas a terminar a formação do capital social da Empresa Binacional Alcântara Cyclone Space, bem como para finalizar trabalhos do projeto.

"Nós propusemos à parte brasileira analisar a questão de elevação das nossas relações ao nível das relações estratégicas", informou o presidente ucraniano.

Fonte: governo ucraniano, via ACS
.

Nenhum comentário: