sábado, 5 de setembro de 2009

Imagens do CBERS para o Gabão

.
INPE e Instituto da França discutem parceria para monitorar florestas no Gabão


04/09/2009

Na mesma semana em que o presidente Nicolas Sarkozy visita o País, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Institut de Recherche por le Développement (IRD) acertam detalhes do projeto “Brasil-França em favor do Gabão - O Espaço a Serviço do Manejo Sustentável das Florestas".

O projeto será discutido em Brasília durante reunião nesta terça-feira (8/9) na Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores.

A parceria com o Instituto francês permitirá a instalação de uma antena de recepção de dados de satélites no Gabão, um importante passo para o monitoramento global de florestas proposto pelo INPE.

Por meio do programa “CBERS for Africa”, Brasil e China já estão trabalhando pela recepção de imagens do satélite sino-brasileiro nas estações de Ilhas Canárias, África do Sul e Egito. Junto à estação do Gabão, que será financiada pela França e receberá dados também de outros satélites, a cobertura do continente ficará completa e os países da África poderão monitorar não só o desmatamento, mas também desastres naturais, ameaças à produção agrícola e riscos à saúde pública.

Conduzida pelo ministro Marco Farani, da ABC, a reunião terá a presença do diretor-geral do IRD, Michel Laurent, e de representante do governo do Gabão. O INPE será representado por Cláudio Almeida, chefe do Centro Regional da Amazônia (CRA), unidade recém-criada pelo Instituto em Belém para, entre outros objetivos, medir e mapear o desmatamento das florestas tropicais em todo o planeta.

Para este monitoramento global, além da oferta gratuita dos dados de satélite, o INPE irá estabelecer cooperação com países interessados em implementar sistemas de monitoramento de alteração da cobertura florestal, assegurando a transferência das tecnologias para processamento das imagens e manipulação de grandes bancos de dados.

Fonte: INPE

Comentários: para saber mais sobre a política de distribuição de imagens geradas pelo CBERS, acessem as postagens "Avanços na distribuição de imagens CBERS", e "CBERS: ampliação do acordo".
.

Nenhum comentário: