segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cooperação Brasil - Rússia

.
Presidente da AEB retorna de viagem à Rússia

23-05-2011

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Raupp, retornou na semana passada, de viagem realizada à Rússia, com novidades. Raupp estava em Moscou junto com delegação brasileira chefiada pelo vice-presidente da República, Michel Temer. A comitiva participou da V Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação (CAN). De volta ao País, a delegação trouxe um acordo de cooperação com a Rússia na área espacial que aborda, principalmente o aperfeiçoamento do Veículo Lançador de Satélite brasileiro (VLS-1).

O VLS, inclusive, foi o tema mais discutido no encontro. Segundo Raupp, o interesse do Brasil é viabilizar um programa de lançadores do CTA. “Este documento espelha a vontade dos dois países de aprofundarem a cooperação existente na área do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em conjunto com várias empresas e institutos ligados à Agência Espacial Russa (Roscosmos, sigla em russo). A intenção, agora, é aprofundarmos essa cooperação visando, em uma segunda fase, termos um programa conjunto de desenvolvimento de lançadores de pequeno porte”, revelou Raupp. O presidente da AEB pretende agendar reuniões com especialistas do DCTA para formular ações a serem desenvolvidas dentro dessa cooperação.

A CAN constitui o foro mais elevado de diálogo e acompanhamento do conjunto das relações bilaterais entre Brasil e Rússia. A comitiva é responsável por supervisionar os trabalhos da Comissão Intergovernamental entre ambos os países para Cooperação Econômica, Comercial, Científica e Tecnológica (CIC), dedicada a estimular a cooperação bilateral nas áreas de economia e de comércio, de finanças, de agricultura, de energia, de espaço, de defesa, de ciência, de tecnologia e de inovação, de educação, de cultura e de esportes.

Como resultado deste encontro, foi assinada pelo vice-presidente do Brasil, Michel Temer e, pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, uma declaração conjunta que visa incrementar a cooperação mútua em vários setores. Para área espacial, ficou acertado a continuação do auxílio de especialistas russos no aperfeiçoamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS) e sua modernização com o auxílio de estágio russo de combustível líquido no último estágio do foguete. Para Raupp “a ideia é aproveitar o desenvolvimento de motores a combustível sólido já feitos com domínio de tecnologia pelo DCTA e ajustar com os motores a combustível líquido que os russos são especialistas”. Segundo o presidente da AEB deter essa tecnologia será importante pois facilitará o controle da navegação do foguete para injetar satélites em órbita . Outro ponto acordado foi a ajuda por parte de técnicos russos no desenvolvimento de satélites brasileiros meteorológico e de comunicações.

A próxima reunião será realizada no fim de 2012, no Brasil, conforme ao princípio de alternância de sedes.

Fonte: AEB
.

Um comentário:

super site disse...

O Brasil está demorando muito em firmar acordo com a Russia. Não adianta ficar esperando benevolência dos EUA, não liga a minima para nós. Vamos trazer fábrica russa de material militar, espacial e outros, já!