quinta-feira, 5 de julho de 2012

Blindagem eletromagnética do IEAv


IEAv patenteia processo de produção de blindagem eletromagnética

05/07/2012

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), instituição subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando da Aeronáutica (Comaer), obteve junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a patente de um processo de produção de blindagem eletromagnética na faixa de freqüência de 8 a 12 GHz. Sua gama de utilidades inclui o revestimento de circuitos eletrônicos visando evitar a ocorrência de ruídos originados por causas exteriores, típicos em sistemas espaciais, tais como satélites e foguetes.

A patente é produto da tese de doutorado do pesquisador Carlos Alberto Reis de Freitas do IEAV, sob orientação do pesquisador Francisco Cristóvão Lourenço do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Outros pesquisadores autores da patente foram Antonio Carlos da Cunha Migliano (IEAv) e Alberto José de Faro Orlando do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Esta é a segunda patente do Grupo de Pesquisas de Sistemas Eletromagnéticos do IEAv registrada em 2012.

Fonte: IEAv, via Tecnologia & Defesa.
.

Um comentário:

Carlos disse...

Ótimo desenvolvimento. As novas tecnologias irão precisar dessa proteção para evitar interferencias tão recorrentes nas redes atuais.

Blindagem