terça-feira, 25 de setembro de 2012

Solução em comunicações via satélite


Cassidian e Astrium Services ampliam a Tetrapol com Comunicações via Satélite

* Possibilidade de conectar redes regionais da Tetrapol via satélite
* Demonstração ao vivo realizada em pequena cidade brasileira da região amazônica, simulando condições ambientais severas
* Exibição de transmissões simultâneas de voz, vídeo e Internet para dispositivos separados

Friedrichshafen/Elancourt, 25 de setembro, 2012 - A Cassidian e a Astrium Services ampliaram os serviços disponibilizados pela Tetrapol com a possibilidade de conectar redes regionais via satélite. Recentemente, uma demonstração ao vivo foi realizada no Brasil para mostrar as soluções de comunicação ponta-a-ponta para vigilância de fronteiras e demonstrar os recursos que podem ser agregados à rede Tetrapol com a integração via satélite.

O Departamento da Polícia Federal já adotou o sistema de comunicação segura via rádio usando as redes Tetrapol, da Cassidian. Nove redes IP Tetrapol regionais garantem uma cobertura confiável da costa atlântica do País até as fronteiras do Brasil com Peru, Venezuela, Argentina e mais sete países.  Normalmente, as redes regionais da Tetrapol usam conexões terrestres. Em áreas como a Floresta Amazônica, onde a infraestrutura de telecomunicações terrestres é escassa ou até inexistente, a tecnologia SKYWAN, da Astrium Services, é capaz de realizar a interconexão de várias redes via satélite, usando a tecnologia DAMA para compartilhar banda entre todos os nós.  Com a escalabilidade da solução Tetrapol, vários serviços Tetrapol podem ser disponibilizados com cobertura regional táctica em regime provisória ou permanente.  O link de satélite também oferece acesso em regiões remotas à Internet, vídeo e outros aplicativos em paralelo com as comunicações de voz da Tetrapol, com uma capacidade de transmissão de dados praticamente infinita.

A pequena cidade de Oriximiná, onde a demonstração foi realizada, é localizada na região norte do Brasil, no estado de Amazonas, a quatro horas de Santarém e acessível principalmente via barco. A sua localização remota foi escolhida para simular as condições ambientais severas enfrentadas diariamente pelos grupos responsáveis pela vigilância das fronteiras do País.  A demonstração contou com a presença de representantes do Ministério da Justiça e várias agências federais responsáveis pela vigilância das fronteiras. A Astrium Services e nossa parceira, a Cassidian, realizaram uma demonstração eficiente de transmissão simultânea de voz, vídeo e Internet para diversos dispositivos manuais, sem alterar a perfeita estabilidade da rede e a alta qualidade das transmissões de voz.

Capitão Albércio, da Força Nacional Brasileira, disse: "Estamos procurando uma solução com essa há quatro anos. A Força Nacional precisa operar sem falhas em áreas remotas do Brasil, como a Floresta Amazônica e nos pontos mais afastados da Fronteira Brasileira.  Essa solução completa da Astrium Services e da Cassidian combina comunicações via satélite com um tronco de rádio digital capaz de oferecer acesso crítico a rádio e Internet digital para as tropas localizadas no meio da mata, mantendo sua conexão com a nossa sede em Brasília.  Além disso, é possível criar uma conexão com a rede de rádio da Polícia Federal, viabilizando nosso acesso a informações de todos os estados Brasileiros. Com certeza, a solução deve aumentar a segurança e efetividade das nossas operações."

Através da sua linha de produtos ND SatCom, a Astrium Services é um dos principais fabricantes de soluções para estações em terra e redes de comunicação para defesa, governos, radiodifusão e banda larga VSAT via satélite. Suas tecnologias inovadoras são usadas pelos setores de telecomunicações, mídia e radiodifusão além de órgãos do governo e de defesa do mundo inteiro. A equipe e as tecnologias da ND SatCom oferecem mais de 30 anos de experiência em soluções de engenharia, redes de satélite e outros sistemas personalizados, seguros e completos.

A Tetrapol é uma tecnologia de rádio móvel profissional (PMR) aberta, digital e personalizado para usuários profissionais de setores como segurança pública, concessionárias e empresas de transporte, além do exercito.  Profissionais do mundo inteiro dependem da Tetrapol para garantir comunicações de voz e dados seguras e confiáveis.  Com 85 redes em mais de 30 países, a Tetrapol oferece cobertura para mais de 1.850.000 usuários.

Fonte: Cassidian, 25/09/2012.
.

Nenhum comentário: