quinta-feira, 28 de maio de 2015

Ariane 5: 65° sucesso consecutivo

.
Na noite da última quarta-feira (27), o lançador europeu Ariane 5 acumulou o seu 65° sucesso consecutivo ao inserir em órbita de transferência geoestacionária dois satélites de comunicações, o DirecTV-15, dos EUA, e o Sky México-1, ambos com massa total de 9.960 kg.

O sucesso da Arianespace – esta foi a segunda missão do Ariane 5 este ano,  contrasta com mais uma falha do foguete russo Proton na semana passada, que também transportava um satélite de comunicações mexicano, desta vez para o governo. 

Até há alguns anos, o Proton era o principal concorrente do Ariane 5, mas após sucessivas falhas, sua operadora, a International Launch Services(ILS) se vê numa situação alarmante, há vários meses sem fechar qualquer contrato. O modelo russo foi substituído no duopólio com o Ariane 5 pelo lançador Falcon 9, da norte-americana SpaceX.

Star One C4 em Kourou

Já está no centro de lançamentos da Guiana, em Kourou, na Guiana Francesa, o satélite Star One C4, da Embratel Star One, construído pela Space Systems/Loral (SSL), com lançamento programado para o segundo trimestre deste ano a bordo de um Ariane 5. O equipamento contará com 48 transpônderes em banda Ku.
.

Nenhum comentário: